Paróquias celebram o Dia das Comunicações e fala sobre as “fake news”

Como todos os anos, a Igreja celebra no domingo da Ascensão do Senhor o Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS). Este ano, em sua 52º edição, a celebração trouxe a temática “A verdade vos tornará livres – fake news e jornalismo de paz”, seguindo a reflexão do Papa Francisco. O tema faz referencia às notícias falsas, muito veiculadas nos últimos tempos.

As fake news, são notícias falsas, mas que aparentam ser verdadeiras. Não se trata de uma piada, algo lúdico ou ficção, é uma mentira revestida de elementos que lhe conferem veracidade. A disseminação dessas notícias acontece principalmente no espaço das redes sociais digitais.

Na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Lavras, a data foi celebrada com encontro especial conduzido pelo vigário paroquial, padre Samuel Detomi. A ideia era refletir sobre a comunicação religiosa e a importância propagar sempre a verdade.

Já na paróquia de Matosinhos, a data foi marcada por uma Ação Promocional da Pastoral da Comunicação (PASCOM). Nela, os paroquianos e visitantes que passaram pelo Santuário, durantes às missas de sábado e domingo, tiveram a oportunidade de visitar o stand para cadastrarem a receber as notícias da paróquia através do whatsapp (32) 9 9808-7679.

Outro objetivo da ação da PASCOM foi o de realizar ensaios fotográficos criativos num estúdio especial montado no adro do Santuário. Combater as notícias falsas, promover a paz, romper a corrente das fofocas e comunicar a devoção ao Bom Jesus foram algumas das reflexões propostas pela equipe.

A PASCOM atua em Matosinhos há mais de 20 anos e se divide em trabalhos na TV, no Rádio e na Internet.

23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).