Postulantes encenam despedida de São Francisco durante celebração do “trânsito”

Preservando uma antiga tradição da Ordem Franciscana, os jovens do Postulantado da Cruz de São Damião, em São João del-Rei, promoveu na noite da última terça-feira, 03, o “Trânsito” de São Francisco. A celebração, que recorda a passagem do santo para a vida eterna, reuniu religiosos e devotos para momentos de oração, teatro, música e reflexão.

Conduzida por Frei João Ricardo Teodoro, juntamente com os jovens postulantes, o evento refletiu diversas mensagens deixadas por Francisco antes da chegada de sua “irmã morte”. “A celebração do ‘trânsito’ vem ao encontro dos sinais de morte que vem assolando nossa sociedade. Celebrar a morte de Francisco é dar um novo sentido a vida, seja em nossa vivência no Postulantado ou com as pessoas que convivemos”, explica o religioso.

Durante a celebração, houve momentos de oração, música e dramatização. Thiago Loyola foi o responsável por interpretar o patrono. Para o postulante, a experiência foi de grande emoção. “Já havia encenado a vida de São Francisco na minha cidade, mas nada se compara a emoção que tive hoje, com momentos tão reais como o contato com a irmã terra. Foi lindo, um grande trabalho em equipe”, destaca o jovem que é natural de Salinas/MG.

Se para quem já conhecia a celebração foi marcante, imagina para quem vivenciou pela primeira vez. “Foi algo novo para mim. Não conhecia esta celebração. Achei lindo. Acaba que é um despertar muito grande para a nossa vocação. A gente entra neste mistério da vida de São Francisco. Senti seu amor, sua paixão”, reforça o postulante Leandro Almeida que acompanhou a encenação como guardião.

Após a celebração, houve lanche e confraternização.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).