Procissão motorizada marca festa em Ijaci

A cidade de Ijaci comemorou no último domingo, 07, o santo protetor dos motoristas. As comemorações em honra a São Cristóvão tiveram início no sábado, com 2ª Edição do Festival Talento Sertanejo. No domingo, missa, procissão motorizada e inauguração da feira na praça marcaram a programação.

feira21Durante a manhã, a carreata de São Cristóvão tomou conta do trânsito da cidade. Padre Admilson, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, abençoou todos os veículos.

Quem por ali estava pode também fazer sua refeição, afinal, um delicioso almoço foi servido em prol das obras da comunidade. Além da refeição, ocorreu também a distribuição de prêmios aos participantes do cortejo motorizado. Dentre os prêmios, serviços de manutenção de automóvel, produtos para veículos e eletrodomésticos.

 

Sobre o Santo

De acordo com algumas das lendas, Cristóvão era um gigante materialista com manias de grandeza. Supondo que o rei a quem servia seria o maior do mundo, Cristóvão servia, sem saber, ao satanás, dentro da presteza; porém, o gigante vivia triste, mal-humorado e imundo.

f19Através de um ermitão, o gigante descobriu o verdadeiro Rei. Informado, passou a fazer caridade para servir ao novo Senhor; Cristóvão trocou suas manias, e passou a servir seus semelhantes, pegando a nova causa com fé e garra, transformando-a em sua lei.

No rio, passou a baldear as pessoas, vadeando-as com louvor. O gigante, agora limpo, passou a ter a alegria em seus semblantes! Numa noite, um menino chegou ao bom gigante e lhe pediu: “É possível tu me transportar para a outra margem do rio?”.

Cristóvão pegou o menino nos ombros e seguiu o seu roteiro. Só que, a cada passo dado, o menino lhe pesava cada vez mais; parecia ao gigante estar carregando o peso do mundo inteiro! Ao observar o espanto de São Cristóvão, o menino lhe falou: “Em teus ombros, levaste mais que o mundo inteiro. Tu carregaste o Senhor do Mundo. Eu sou Jesus, aquele a quem tu serves…”

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).