Projeto reforça identidade cultural da Semana Santa em São João del-Rei

Na próxima quinta-feira, 08, às 20h30, o Centro Cultural da UFSJ abre sua galeria para inaugurar a exposição de fotografias do Projeto “Quaresma e Semana Santa em São João del-Rei”. O evento inclui também o lançamento da aguardada terceira edição do livro “Piedosas e Solenes Tradições de Nossa Terra”, utilizado para se acompanhar as celebrações da Catedral do Pilar, e do livro “Passio Domini”, obra de fotografias artísticas em torno desse período religioso e cultural.

O Projeto, que resultou também na elaboração de um site com textos e fotos, é fruto do trabalho dos fotógrafos são-joanenses Adrianna Neves, Júnior Viegas e Olívia Lombardi. A realização é do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei e conta com patrocínio do Sesi, por iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo os fotógrafos, a iniciativa partiu de forma inesperada. Em 2013, o trio foi convidado e começou a fazer o registro das solenidades para a Paróquia da Catedral do Pilar. “Nesse trabalho fazíamos tanto o registro dos momentos principais, quanto buscávamos novos ângulos a partir daquilo que se vê há mais de dois séculos. Assim, imaginamos um livro de arte, com as nossas melhores fotos. Levamos a ideia ao pároco da Catedral do Pilar, Padre Geraldo Magela, que não só apoiou como nos sugeriu trabalhar também na reedição do livro Piedosas e Solenes Tradições de Nossa Terra, que
estava esgotado e precisava de nova impressão”, relembra Júnior Viegas.

Esta nova edição do livro Piedosas e Solenes foi idealizada por Olívia Lombardi, que também é designer gráfica, a partir do que ela percebia na cobertura fotográfica das Semanas Santas. “Eu observava que a edição anterior era toda condensada num livro extenso e que alguns fiéis costumavam fraciona-lo em livros menores para facilitar o manuseio. Foi então que idealizamos uma edição mais moderna e prática, dividindo o conteúdo em quatro volumes disponibilizados em um box. Nesse livro foram produzidos novos textos introdutórios e explicativos para cada cerimônia”, adianta Olívia.

À edição dos dois livros, a equipe do projeto viabilizou outras ações culturais: uma exposição de fotos e a disponibilização de um site de textos e fotos sobre as cerimônias da Quaresma e a Semana Santa. Tudo com apoio de profissionais, sobretudo nas áreas de tradução, revisão e canto gregoriano que auxiliaram na viabilização dos produtos culturais.

Apaixonados pela cultura e pela religiosidade na cidade, os fotógrafos afirmam que esta paixão os motivou a encarar um trabalho tão dispendioso. “Queremos que essa riqueza seja conhecida e valorizada por todos, inclusive por muitos são-joanenses que ainda não a conhecem. O nosso desejo é que esses livros, o site e a exposição funcionem como instrumentos de preservação”, define Adrianna Neves.

O livro reeditado estará disponível no Museu de Arte Sacra e na Paróquia de Nossa Senhora do Pilar a partir da próxima sexta-feira, 09, a um custo de R$80. Já o de conteúdo fotográfico também estará disponível na mesma data, com um custo de R$90.

Informações: Mauro Lovatto