Recordando o gesto de Cristo, sacerdotes lavam os pés dos fiéis

Foto: Sidney Portela Lima Saab

A Quinta-Feira Santa, 24, foi marcada pela celebração da Ceia do Senhor. Nas Paróquias da Diocese de São João del-Rei, momentos de oração e criatividade. Com encenação, os sacerdotes repetiram a mesma ação de Jesus cristo e lavou os pés de seus paroquianos.

12719457_1245363225478679_9105870873541846623_oNa Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, o rito do Lava pés ocorreu na parte externa do templo, na Praça Francisco Neves. Dom Célio de Oliveira Goulart, bispo diocesano, lavou os pés de doze crianças que representavam, respectivamente, os apóstolos de Cristo. Enquanto o bispo praticava o gesto de humildade, a Orquestra Ribeiro Bastos entoava o Domine, tu mihi lavas pedes (“Senhor, lavai-me meus pés”, em latim) de composição do padre José Maria Xavier.

A cena, realizada há quase dois mil anos atrás, motiva o cristão ao serviço, a descruzar os braços e ir ao encontro do próximo.

O ato de amor ficou ainda mais evidente com o Sermão do Mandato, proferido por padre Tiago Wenceslau de Barros Barbosa Júnior. Com palavras realistas e contexto contemporâneo, o sacerdote, doutor em Direito Canônico, levou os fiéis a uma profunda reflexão pessoal.

Ao final da celebração, os “atores mirins” foram presenteados com lindos pacotes de amêndoas, uma tradição peculiar da culinária sãojoanense que dá um “gostinho mais doce” nessa época do ano.

 

Ainda na quinta-feira

Celebrando a Instituição da Eucaristia, as cerimônias da quinta-feira contaram também com a desnudação do altar, transladação e adoração ao Santíssimo Sacramento.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).