RCC celebra Jubileu de Ouro com festa em Canção Nova e Aparecida/SP

Em meio a cânticos de louvor e com Adoração ao Santíssimo Sacramento, começou na manhã de quinta-feira, 29, a Festa do Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica. A abertura oficial foi realizada pela Presidente da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, e pelo Presidente da Fraternidade Católica do Brasil e fundador da Comunidade Face de Cristo, Aluísio Nóbrega (CE), na presença de seis mil carismáticos que estarão até o dia 2 de julho participando das festividades jubilar.

A abertura foi antecedida por um momento de oração, conduzida pelo músico e compositor, que participou do projeto “Evangelização 2000”, Eugênio Jorge, que com sua voz singular e imponente, fez parte da história de vida de todos que iniciaram na RCC, principalmente na década de 1990 até hoje. “Nós conseguimos chegar até aqui. Há um longo caminho a percorrer e nós vamos percorrer! E sempre que possível, vamos fazer cantando e rezando”, motivou o cantor ao iniciar a oração desta manhã, com algumas das canções que lembram o início da RCC no Brasil: “Quero louvar-te sempre mais e mais”, “O Senhor é Rei”, “Senhor, eu sei que é Teu este lugar”.

alt

A oração da manhã teve continuidade com Adoração ao Santíssimo Sacramento, que foi conduzida pelo diretor espiritual da RCC na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), pároco em Nossa Senhora de Fátima Rainha de todos os Santos, padre Antônio José. Ele convidou todos a entregarem seus corações por completo a Deus e se renderem ao Seu amor que cura e restaura os corações. Justamente o que Deus tem feito aos mais de 100 milhões de carismáticos no mundo e não tem deixado de ser assim no Brasil.

Entre os seis mil carismáticos adoradores estava o Gleyson Ribeiro, de São Luís (MA), que emocionado confessou estar vendo o cumprimento da promessa que Deus fez a ele durante as Bodas de Esmeralda da RCC (40 anos), realizada na Canção Nova, em 2007, com o tema Jesus é o Senhor. Ele participou das festividades dos 40 anos e, durante uma Adoração ao Santíssimo Sacramento, houve uma profecia de que Deus estaria concedendo aos que lá estivessem, que estariam também na celebração dos 50 anos da RCC. Eu me senti tentado a dizer ‘não sei o que estará acontecendo comigo neste tempo, não sei se estarei’, mas em um ato de fé, tomei posse da profecia. E depois deste período, muitas coisas aconteceram em minha vida. Passei por muitas provações, me desviei, mas voltei ao caminho. E hoje estou aqui para celebrar e dizer ao Senhor que quero continuar por todos os outros anos de minha vida”, declarou Gleyson, no final da Adoração.

A programação se estendeu até domingo, 02, com pregações, missas, procissão luminosa, testemunhos e muito louvor. Da Diocese de São João del-Rei foram vários os participantes. De Santa Cruz de Minas, uma van de 19 pessoas se deslocaram para o evento.

Encerramento

A missa de encerramento do Jubileu de Ouro foi realizada na manhã de domingo, 02, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. E teve como celebrante Dom Alberto Taveira, assessor eclesiástico da RCCBRASIL, e concelebrante Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida.

Em sua homília Dom Orlando enfatizou a alegria de acolher os carismáticos na casa de Maria, “celebrar o Jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, no dia de São Pedro e São Paulo e junto com os 50 anos da RCC é uma grande graça. Se aqui estamos no Santuário Mariano, é porque também somos todos Santuário do Espírito Santo”.

Meditando sobre a liturgia afirmou a importância de ser um homem cheio do Espírito, “Pedro estava sob a guarda de dezesseis soldados, porque quem tem o Espírito Santo é perigoso”. Também relatou a importância da devoção mariana, “aqui também tivemos um escravo acorrentado, mas na presença de Nossa Senhora elas caíram. Na presença de Maria todas as correntes caem”.

“Assim como São Paulo a RCC possui uma coroa da glória pelos seus 50 anos de existência, e junto a ela também recebem uma grande corrente de graça”, explicou Dom Orlando. Também ressaltou muitas virtudes dos carismáticos, como por exemplo a vivência do despojamento que leva a ter uma fé madura. Afirmou que a RCC não defende um movimento, mas parte da experiência do profundo amor de Deus e essa tem sido sua missão.

Finalizando a homília, o bispo frisou que umas das grandes missões da Renovação é viver o ecumenismo, “a RCC começou com os nossos irmãos de outras denominações, por isso tem a missão de ser ecumênica”.

alt

Fonte: www.rccbrasil.org.br