Regional Leste 2 promove encontro de formação e articulação de setor juventude

Com o objetivo de discutir e partilhar as realidades dos Setores de Juventudes, sacerdotes, religiosos e líderes juvenis se reuniram, no último fim de semana, no Recanto Calasanz, em Betim (MG), para o 1º Encontro Regional de Setores (Arqui)diocesanos das Juventudes do Serviço Regional de Evangelização da Juventude (SREJ) do Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo). Com momentos de partilha, oração, dinâmica e formação, o evento contou com a presença de mais 50 participantes, incluindo Dom Cláudio Nóri Sturm, bispo referencial da juventude no regional.

reunio_leste_2_setor_juventude_1
Iniciado na sexta-feira, 18, o encontro foi o primeiro, neste formato, realizado pelo regional. Segundo Padre Enivaldo Oliveira, assessor do SREJ, o resultado foi muito positivo. “Foi o primeiro contato com as lideranças jovens que coordena os atores diocesanos de juventudes. Isso nos ajuda a conhecer melhor as realidades das dioceses participantes e pensar estratégias de atuação e assessoria. Fico contente com a participação e, ao mesmo tempo, esperançoso com a possibilidade de estruturação dos setores de juventudes para melhor atender e acompanhar a evangelização das juventudes, que é o nosso último objetivo”, afirma o sacerdote que destaca a evangelização da juventude como o primeiro e principal objetivo, denominando as outras ações como “estratégias”.reunio_leste_2_setor_juventude_5

Além da formação o encontro marcou também o início dos trabalhos do “G12”, um grupo formado por representes do regional que consiste em incentivar e articular o trabalho juvenil nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. “O G12 esta formado por Dom Claudio, 3 padres e 8 jovens representando todas as províncias do leste II e já temos a missão de formar os setores juventude que ainda não estão articulados, organizar o rota 300 em nosso regional e cuidar da Missão que acontecerá em Minas Gerais”, explicou Sabrina Carvalho, da Diocese de São João del-Rei, que integra ao grupo associado aos 12 apóstolos.

reunio_leste_2_setor_juventude_2
Assim como Carvalho, Padre Rafael Garcia também compõe o grupo de organização. Segundo o sacerdote, o evento foi um grande passo para o fortalecimento e unidade dentro regional. “A missão agora é trazer para os próximos encontros as outras Dioceses, que não compareceram, para que assim estejamos mais próximos, em comunhão”.

Após as trocas de experiências, os líderes puderam levar para casa, junto com suas malas, grandes ideias e projetos para serem trabalhados em suas Dioceses. “Em São João del-Rei, graças a Deus, a Dom Célio e aos nossos jovens, o Setor Juventude tem uma caminhada bonita e bem articulada, mas é sempre bom essa troca de experiência. Isso é o que mais me encanta nestes encontros. Com ela, ganhamos força e novas ideias para o trabalho na Diocese”, destacou Lucas Lara, coordenador jovem do Setor Juventude e representante da província de Juiz de Fora no G12.reunio_leste_2_setor_juventude_3

Além das trocas de experiências, o evento abordou também a importância da comunicação no processo de evangelização da juventude e contou com a presença do jornalista Flavio Campos, da equipe “Jovens Conectados”, para a formação.

Com data marcada para o próximo ano, o evento teve seu término no domingo, 20, com um momento de confraternização.

Reportagem de Lucas Silveira

COMPARTILHAR