Regional Leste 2 realiza formação sobre gestão eclesial

O Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizou nos dias 25 e 26 de junho, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte, o primeiro encontro regional de formação para ecônomos, contadores, advogados, secretários diocesanos e representantes de organizações religiosas.

O evento reuniu 120 participantes entre bispos, leigos, padres e religiosos, com o intuito de formar e compartilhar experiências nas áreas contábil, financeira, jurídica, patrimonial e trabalhista e apresentar estratégias para a melhoria da gestão nas instituições eclesiais, de acordo com a exigências do governo.

As palestras tiveram temática da Reforma trabalhista, Gestão Paroquial e temas jurídicos e administrativos, além de questões importantes como pagamento de Sindicato, Côngrua, Recebimentos de Doações, procedimentos Contábeis e Bens Tangíveis e Intangíveis das Paróquias. Foi abordado também a importância de se fazer o Inventário e catalogação dos bens de toda Diocese, para a vigilância, controle e transparência dos bens existentes.

O encontro contou com as assessorias de advogados. Vera Maria Barbosa Costa, com a palestra “Reforma trabalhista e os efeitos na Igreja” e Hugo Sarubbi Cysneiros, com o tema “Organizações religiosas: temas jurídicos e administrativos”, ambos assessores jurídicos da CNBB.

As palestras relacionadas aos aspectos, financeiros, contábeis e gestão do economato foram ministradas pelos diretores do Instituto Axis, Márcio de Souza Moreira e Adilson Souza. Já o bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, dom Edson José Oriolo dos Santos, falou aos participantes sobre Gestão Paroquial para uma Igreja em Saída.

Da diocese de São João del-Rei participaram a secretária do departamento financeiro da Cúria Diocesana, Patricia Lopes, e o contator diocesano, José Vicente.

Informações: CNBB/Leste 2