Retiro espiritual reúne comunicadores católicos da Província Eclesiástica de Juiz de Fora

No último final de semana, cerca de 40 comunicadores católicos da Província Eclesiástica de Juiz de Fora participaram de retiro espiritual no Ceflã. Os participantes do evento representaram paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora e da Diocese de São João del-Rei. Ainda estiveram presentes o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, o vigário episcopal para Educação, Comunicação e Cultura da Arquidiocese, Pe. Antônio Camilo de Paiva, e seminaristas da Arquidiocese.

DSC00882O evento teve início na manhã de sábado, 27, e foi até a manhã de domingo, 28. Durante esse período, os comunicadores assistiram a palestras do vice-reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Pe. Tarcísio Marcelino Ferreira Monay, participaram de celebrações e tiveram momentos de reflexão e a oportunidade de se confessarem, vivendo o espírito da Quaresma com ainda mais intensidade.

Dom Gil, que é o bispo referencial da Comissão Episcopal para Comunicação e Cultura do Regional Leste 2 da CNBB, comentou que o retiro espiritual foi uma proposta da coordenação da comissão. O arcebispo ainda ressaltou o objetivo do evento. “O objetivo é procurar fazer os comunicadores refletirem, a partir da sua fé, a respeito da sua missão. Para comunicar, é preciso ter técnica e conhecimento, mas, para aquele que comunica coisas da Igreja, é necessário aprofundar a sua fé, a sua vida espiritual. Nós não queremos apenas profissionais, queremos pessoas que ajam também por vocação, por inspiração de Deus. O compromisso com Cristo ajuda até mesmo profissionalmente aquele que é comunicador”.

12767787_1745186285700863_1765471738_nO responsável do Departamento de Comunicação na Diocese de São João del-Rei, Lucas Silveira, conta o que o motivou a participar do retiro. “Além do contato com outros comunicadores, enriquece nosso trabalho e o lado espiritual, que é fundamental, já que é o que me faz diferente dos outros comunicadores. Porque eu não sou apenas um jornalista qualquer, sou um comunicador que evangeliza, que leva Cristo às pessoas”.

O retiro foi encerrado com missa realizada na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. Na ocasião, os comunicadores participaram do lançamento da Web TV “A Voz Católica”. Logo após, todos participaram de almoço festivo, no Seminário Santo Antônio.

Fonte: www.arquidiocesejuizdefora.org.br

Fotografias de Carmem Nogueira (Pascom Nazareno) e Ascom JF