São Geraldo é festejado em São João del-Rei

Protetor das mães, das costureiras e intercessor das almas dos mortos, para um bom encaminhamento divino, São Geraldo Magela é aclamado por diversos títulos e reúne um grande numero de devotos. Em São João del-Rei, o bairro que leva o nome do santo redentorista pretende reunir centenas de fiéis até o dia 15, domingo, em que será festejado o santo.

Este ano a festa trás como temática “Somos família, com Maria, em defesa da vida” e conta com novenário preparatório. Veja:

Sobre o Santo

São Geraldo nasceu na Itália, em 1726. Era filho de um alfaiate. Seu pai morreu quando ele tinha doze anos de idade e sua família ficou em estado de extrema pobreza. Tentou entrar na Ordem dos Capuchinhos, mas este os recusaram devido a sua condição de saúde. Já junto à Congregação dos Redentoristas, este foi aceito sem resistências e serviu como sacristão, jardineiro, porteiro, enfermeiro e alfaiate.

Durante sua trajetória como religioso, em 1754, foi acusado falsamente de ser o pai do filho de uma mulher gravida, Néria Caggiano. Ele retirou-se, entrou em retrete. A referida mulher se arrependeu, retratando-se e inocentando-o. Por isso sua ligação como patrono de todos os aspectos da gravidez. Ele também tinha a fama de ser bilocate (a capacidade de estar presente em dois lugares ao mesmo tempo) e de ser vidente.

Faleceu vítima de tuberculose, foi beatificado em 29 de janeiro de 1893 pelo Papa Leão XIII, e canonizado em 11 de dezembro de 1904 pelo Papa Pio X. O seu dia é comemorado em 16 de outubro e é padroeiro dos alfaiates, das boas confissões, das crianças, das pessoas falsamente acusadas, das gestantes, dos irmãos leigos, das mães, das maternidades, do movimento pró-vida, de Muro Lucano, dos nascituros, do parto e dos porteiros.

 

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).