Setor Juventude promove retiro de integração e formação de líderes

Com o objetivo de proporcionar a integração e a formação dos líderes jovens da diocese para um melhor conhecimento e desempenho das suas funções nos grupos, além do aprendizado sobre a vida espiritual, o Setor Diocesano de Juventude promoveu nos dias 04 e 05 de agosto, na Casa de Retiros do Sagrado Coração, dos Padres Dehonianos em Lavras, mais um encontro/retiro.

O evento teve a participação de aproximadamente 100 jovens e contou com momentos de formação, oração e partilha de vida. Segundo o coordenador do setor, Pedro Augusto, a finalidade do evento é ser como uma “escola de oração”, promovendo uma profunda união com Deus para os participantes, além de auxiliar nas articulações dos grupos.

“A ideia é desenvolver as condições humanas e espirituais para que o participante possa tomar uma decisão importante na vida. É uma forma de ajuda-las a alcançar a liberdade de espírito, discernindo o que mais a conduz para a vida em plenitude. Por isso, é de suma importância que os jovens coordenadores e líderes participem dessa atividade anual do Setor Juventude”, explica.

Para os momentos de reflexão, foi trabalhado a temática da Assembleia do Sínodo dos Bispos, levando em consideração a preocupação do Papa Francisco com jovens em relação à “Fé e o discernimento vocacional”. Padres e leigos conduziram momentos de reflexão, como o administrador diocesano, padre Dirceu Medeiros, que esteve no evento na programação de sábado.

Para um dos palestrantes, padre Clayton Nogueira, o evento foi uma oportunidade dos participantes se encontrarem enquanto jovem e com o próprio Cristo. “Um com o outro e com Deus, a verdadeira motivação. Para um ano temático como esse, do protagonismo leigo, falar da importância do jovem e mostrar o ‘ser sal e luz’ é fundamental para se ter uma juventude viva, disposta a evangelizar”, destaca.

O retiro deste ano contou ainda com visita ao lar de idosos em Lavras e muita partilha, conversa e oração. Um convite para o próximo evento do setor neste ano de 2018. “Nosso próximo evento será o DNJ (Dia Nacional da Juventude), que acontecerá na Paróquia São José de Itumirim, no dia 21 de outubro. O tema deste ano é Juventude Construindo uma Cultura de Paz. Será um dia muito aproveitoso, quando pretendemos reunir toda a nossa juventude”, destaca Pedro, já promovendo uma chamada do evento.

23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).