Setor Juventude promove retiro para líderes neste fim de semana

Acontece neste de fim de semana, no Recanto Sagrado Coração de Jesus, em Lavras, o Encontro-Retiro anual do Setor Diocesano da Juventude. Este ano o evento traz o tema “Discernimento Vocacional, projeto pessoal” e pretende reunir lideranças juvenis de distintos carismas da Igreja.

Para o coordenador do Setor Juventude, Pedro Augusto, o momento é de oração, aprendizado e partilha. “É uma ocasião em que proporcionamos aos jovens coordenadores e líderes uma pausa especial nas atividades para a oração pessoal, além de servir para a convivência entre os jovens participantes, que visa a integração e a formação contínua. A dimensão orante do Encontro-Retiro é muito bem explorada no sentido de proporcionar aos jovens o conhecimento da sua função no grupo e o aprofundamento espiritual”, explica.

Durante os dois dias será trabalhado temas relacionados a vocação e o discernimento. Tudo em consonância com o Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, que acontecerá em outubro de 2018. “Queremos que cada jovem compreenda que o discernimento vocacional é o processo pelo qual a pessoa chega a cumprir, em diálogo com o Senhor e à escuta da voz do Espírito, as escolhas fundamentais, a partir daquela sobre seu estado de vida: matrimônio, vida consagrada e/ou ministério ordenado. E também o campo no qual se podem colocar para o bom uso dos próprios talentos: vida profissional, voluntariado, serviço aos necessitados, comprometimento na política”.

Com 70 jovens inscritos, o evento trabalhará momentos de reflexão e de oração pessoal através dos textos bíblicos, do testemunho dos Santos, da Devoção Mariana e da Celebração Eucarística. “Estas atividades constituem um instrumento importante que oferece aos jovens a descoberta ou afirmação da própria vocação à luz da fé. Importante ressaltar que também teremos um tempo para o lazer no momento cultural que acontecerá no sábado à noite”, destaca Pedro.

Para os jovens que ainda não se inscreveram, o cadastro deve ser feito até esta sexta-feira, 04, de forma online (INSCREVA-SE).