Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Ev Lc 1, 39-56

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”. (Lc 1,42).

Em uma das mais queridas festas em honra da Virgem Maria celebramos hoje sua Assunção ao céu. Após sua vida terrena a Virgem Maria foi elevada ao céu com seu corpo terrestre. Seu corpo, que trouxe para nós o Salvador Jesus Cristo, esteve isento da corrupção da morte. Este é um dogma de nossa Igreja, proclamado na Igreja no ano de 1950 pelo Papa Pio XII, mas desde as origens do cristianismo este momento da Virgem Maria foi celebrado pela Igreja. Damos graças a Deus Pai que retribui a Virgem Maria por sua humildade e disponibilidade com sua exultação no céu. Ela se fez serva do Senhor e participou ativamente do Mistério da Salvação. O Pai reconhece e a faz gloriosa para sempre. Maria é exaltada como Rainha do céu e da terra.

Hoje reafirmamos nossa alegria em ter como nossa Mãe, a Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo e por isso manifestamos a ela nossos louvores. Também, seguindo seu exemplo, seja pessoalmente, seja como Igreja, Comunidade de todos os cristãos, reafirmamos nosso compromisso em seguir a Jesus Cristo e a fazer a vontade do Pai. A Igreja apresenta no mundo de hoje a proposta de Salvação para todos que desejam conhecer Jesus. Como cristãos, através de nosso testemunho e nosso empenho em atividades como nas Pastorais, nos Movimentos Eclesiais e outras atividades, teremos sempre oportunidade para anunciar Jesus Cristo.

Neste mês vocacional celebramos este domingo como o Dia dos Religiosos. Na Igreja, Religiosos são aqueles e aquelas que  consagraram sua vida a Deus e à Igreja através da Vida Religiosa. No decorrer da história  surgiram os Institutos de Vida Consagrada, fundados por homens e mulheres que entenderam o chamamento de Deus e se dedicaram a viver os compromissos que caracterizam a Vida Consagrada.  Vamos procurar conhecer estas pessoas que em nossa Diocese têm dado testemunho de uma vida alegre e despojada que são os Religiosos e as Religiosas. Visitem alguma de nossas Comunidades de Vida Religiosa, para um melhor conhecimento sobre seu modo de vida.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano