Solenidade da Santíssima Trindade

Jo 3, 16-18

“Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo mas para que o mundo seja salvado por ele” (Jo 3, 17).

Ao celebrar a Solenidade da Santíssima Trindade, reverenciamos a união existente em Deus, na sua manifestação das três Pessoas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. A comunhão trinitária é fundamento de nossa fé, porque fomos batizados em nome da Trindade Santa. Deus Pai não existe sem o Filho e o Espírito Santo. O Filho não existe sem o Pai e o Espírito Santo. O Espírito Santo não existe sem o Pai o e Filho. O Pai envia ao mundo seu Filho Jesus, em demonstração do seu amor para com o mundo. E a ação de amor do Pai e do Filho pelo mundo, isto é, pela humanidade, continua através do Espírito Santo.

Deus é um só. O que o Pai, o Filho e o Espírito Santo significam em nós é uma só e mesma realidade, que é a presença da vida divina em nós. Pelo batismo nós nos tornamos filhos de Deus Pai, pela graça da adoção adquirida por Jesus Cristo para nós. Somos irmãos de Jesus Cristo, com a responsabilidade de continuar a missão iniciada por Ele. E para isso recebemos do Espírito Santo a inspiração e a força necessária para darmos testemunho a cerca do amor de Deus no mundo. Mas não somos chamados a decifrar o mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para fazê-los comungar nesse mistério de amor.

Nossa capacidade de nos abrirmos em relacionamentos de caridade fraterna e de acolhida às pessoas tem origem na vivência da vida divina em nós. Somente seremos felizes na medida em que soubermos ser para os outros! O cristão tem esta certeza: só será feliz quando se doa e se faz irmão e servo para os outros. Nesta semana será bom avaliarmos se nossas atitudes têm revelado o amor de Deus para com os outros, pois a vida cristã desenvolve-se, do começo ao fim, no sinal e na presença da Santíssima Trindade, que é amor.

“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós”.

Texto: Dom Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

Atualização: Padre Vinícius Idefonso Campos