Solenidade da Santíssima Trindade reúne milhares de fiéis em Tiradentes

Fotografia: Pascom Tiradentes

A Igreja celebrou no último domingo, 11, a Solenidade da Santíssima Trindade. A festa, comemorada domingo seguinte de Pentecostes, é de grande importantes no calendário litúrgico e mostra a essência de um só Deus em Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.

Em Tiradentes, a tradicional festa católica atrai todos os anos para o município um grande número de fiéis que vão para fazer pedidos ou agradecimentos a Santíssima Trindade. Peregrinos e romeiros realizam excursões e manifestam sua fé através de orações, caridades e penitências.

De acordo com o reitor do Santuário da Santíssima Trindade e pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Ademir Longatti, a festa é uma oportunidade de exaltar e glorificar a Deus. “Toda a região se reúne com alegria para louvar a Deus. É uma celebração para toda a família, onde os fiéis vêm se encontrar com Deus através das missas e procissões, alimentando os seus espíritos, e também é uma festa que satisfaz as relações afetivas da população”, destaca o sacerdote.

Este ano, devido a reforma do santuário, foi construída uma tenda nos arredores do adro. O espaço trouxe conforto e possibilitou um maior fluxo de fiéis durante as celebrações.

Hoje, segunda-feira, a programação ainda conta com missa até as 17 horas e procissão no início da noite. A festa se estende até o próximo domingo, com procissão, missa e leilão de gado.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).