Solenidade de Cristo Rei marca festejos em comunidade

No último domingo, 26, a Igreja celebrou a Solenidade de Cristo Rei e o dia dos cristãos leigos e leigas. A festa de Cristo Rei foi instituída pelo Papa Pio XI e nos ensina que tudo converge para Cristo, sua pregação e o anúncio do Reino de Deus. Na paróquia de Matosinhos o dia foi de festa, principalmente para os moradores do bairro Bom Pastor. Na comunidade dedicada ao Cristo Rei do Universo missas e procissão marcaram a programação de sábado, 25.

Segundo o coordenador da comunidade, Claudio Guimarães, a festa atraiu toda a população, inclusive durante a novena. “Celebrar o padroeiro para nós significa fechar um ano de trabalho. É um momento especial de Ação de Graças a Deus por nos ter concedido a oportunidade de vivermos e trabalharmos na obra em favor do seu Reino”.

Além do Cristo Rei a data marca também o dia do leigo, que sempre se prontifica nos trabalhos e atuações da igreja. Este ano com uma comemoração ha mais: O Ano do Laicato. “O leigo tem um papel fundamental e essencial na vida da Igreja, por estar mais inserido na realidade local, assim faz fluir a Palavra de Deus nos ambientes e é também a presença da Igreja enquanto hierarquia nas diversas comunidades, ajudando aos Pastores locais a manter viva e dinâmica a Igreja Povo”, explica Guimarães.

A festa foi encerrada com benção do Santíssimo Sacramento.

Fotos de Erick Freitas, Maria Julia Santos, Ênio Eduardo / Pascom