Teologia Moral é tema central da formação permanente do clero diocesano

Bispo e padres da Diocese de São João del-Rei se encontram em Lavras, desde a tarde de segunda-feira, 22, para a Formação Permanente do Clero Diocesano. Além de oração, missas e reflexões, os sacerdotes realizam um estudo sobre Teologia Moral.

Sediado no Recanto Sagrado Coração de Jesus o evento conta com a presença do dehoniano, Padre Mário Marcelo Coelho, que ministra para os sacerdotes temas atuais de resgate do valor da vida, que muitas vezes implica em se colocar contra atitudes que geram morte.

a667829b-2c48-4b05-aeaf-c8ec62ba7671Padre Mário apresenta o parecer da Igreja diante de assuntos como aborto, uso de células troncos, inseminação artificial, reprodução assistida, eutanásia, dentre outros. Tudo, apresentando o pensamento científico, a moral religiosa e o ponto de vista da lei.

A ideia, é proporcionar aos padres mais clareza sobre a Teologia Moral da Igreja e a necessidade de uma leitura a luz do Ano da Misericórdia, sobretudo, diante das situações pastorais que o Papa Francisco propõe no capitulo oito da “Amoris Letitiae”.

Ainda hoje, o sacerdote conduzirá novos momentos de estudo, dessa vez, abordando temas relacionados à união homoafetiva.

O evento se estende até a tarde de quarta-feira, 24, e contará, na noite de hoje, com uma confraternização em comemoração ao dia do padre, celebrado no início de agosto.

80cb214a-0dc1-4e71-83c9-6e3743d7441cSobre o formador

Padre Mário é natural de Itumirim, MG e é mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras. Entrou no seminário em 1991 e, após ser ordenado, em dezembro de 2000, fez mestrado em teologia moral no Centro Universitário Assunção, em São Paulo.

Ao terminar o curso, com a defesa da tese “Uma avaliação ético-teológica do xenotransplante”, foi designado a residir na comunidade religiosa do “Conventinho” em Taubaté, SP, exercendo o ministério como formador dos religiosos dehonianos que cursam a teologia. Assumiu a função de professor de teologia moral na Faculdade dehoniana, em Taubaté, e fez doutorado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, em Roma.

Padre Mário também é autor de livros e assessor na área de Bioética.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).