Tradição Cristã: Os Tapetes de Rua

Foto: Diego Galli

Não precisa de muito material, basta um pouco de área e muita criatividade. Os tapetes de rua, como de costume, não ganharam apenas as ruas de São João del-Rei durante a Semana Santa, mas, também, o coração da população que para para admirar o trabalho.

O trabalho começa cedo na sexta-feira santa. Um grande número de pessoas, incluindo crianças, artistas plásticos e turistas se reúnem para confeccionar, mais uma vez, os tradicionais tapetes de rua. Uma tradição datada de 1750, resgatada ha 35 anos.

Para confeccionar os tapetes Carlos Magno utiliza uma técnica peculiar de São-João del-Rei, que explora traços caricatos e desenhos de personagens nas composições. “É um trabalho nosso, bem específico de São João del-Rei. Até porque, para os detalhes, são necessários materiais bem finos, tipo as areias que encontramos na região”, explica.

 

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).