Tradição Cristã: Passinhos de visitação

Em um país de grandes dimensões em que mais da metade da população é católica, não é de se estranhar que grandes manifestações religiosas tomem conta da Semana Santa. Em todas as regiões do Brasil, as celebrações são marcadas pelas tradições populares e pela fé no Cristo Ressuscitado.

Uma destas tradições é a montagem de “passinhos” em São João del-Rei. As estruturas barrocas das igrejas históricas se tornam palco de fé para lindos cenários bíblicos composto por imagens, plantas e tecidos diversos. É a fé através da arte e criatividade.

Os famosos passinhos ficam abertos na quinta e sexta-feira santa e envolvem são-joanenses e turistas desde o cheiro do rosmaninho as evangelizações catequéticas.

As cenas acontecem nas igrejas de Nossa Senhora do Carmo, do Rosário, das Mercês, São Francisco, São Gonçalo, e nas capelas da Santa Casa, Santo Antônio e Espírito Santo. As entradas são gratuitas.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).