Universitários lançam aplicativo sobre Semana Santa em SJDR

Na próxima sexta-feira, 18, será lançado um aplicativo sensacional sobre a Semana Santa de São João del-Rei. O tradicionalismo das cerimônias, que perpetuam há mais de três séculos, ganham um ar de modernidade a partir do recurso tecnológico, elaborado por estudantes da Universidade Federal de São João del-Rei. O projeto, que faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TTC) dos estudantes, apresenta conteúdos de textos, áudios e fotográficos.

foto capaA ideia partiu de uma vontade em contribuir com a propagação da cultura e tradição da cidade, muito destaca neste período religioso. “Percebemos a necessidade de fazer algo que envolvesse métodos mais modernos de divulgação, sendo assim resolvemos fazer um guia eletrônico. Com ele, as pessoas poderiam ter acesso fácil à programação da Semana Santa e acompanhasse outras atividades como mapa, fotos e áudios”, explicou Luiz Fernando Carvalho, estudante do curso de Ciências da Computação.

Além dos próprios sãojoanenses, os estudantes apostam nos turistas como público do aplicativo. “Esperamos facilitar e tornar mais acessível conteúdos como a programação, já que hoje em dia, todos temos um celular no bolso. Além de ser uma forma de divulgar nossa cultura religiosa para outros lugares, através de áudios da Orquestra Ribeiro Bastos e fotos, já que recebemos muitos turistas nesta época”, destacou Eduardo Carazza, estudante e um dos idealizadores do projeto, que cursa Comunicação Social/Jornalismo na UFSJ.

baixe o APLICATIVO

Toda a programação da Semana Santa está presente e dividida em dois formatos: a programação diária e por temas, como missas e procissões. Foram resgatados áudios da cerimônia do Ofício de Trevas, executados pela Orquestra Ribeiro Bastos. Um ensaio fotográfico será feito durante toda a Semana Santa e postado no aplicativo em tempo real. Outra novidade é a tradicional Via Sacra, narrada – com exclusividade para o app – pelo Bispo Diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart.

_MG_5315Além de todos estes recursos, os usuários poderão interagir com o aplicativo através da hastag #semanasanta_sjdr no instagram, facilitando um maior acesso na rede. “Esperamos que, com esse, possamos melhorar a experiência dos fiéis e participantes da Semana Santa, fazendo com que as pessoas possam ter acesso à programação de maneira simples e rápida. Possam, também, contemplar detalhes através de fotos, se deslocar (pela cidade) utilizando os mapas e conhecer um pouco da relevância que a música tem nestas celebrações. Esperamos também que esse app abra portas para projetos futuros como um possível longform journalism sobre a semana santa. Além de outras pesquisas relacionadas ao tema”, destacou os jovens.

O lançamento do Aplicativo será amanhã, às 17 horas, no Centro Cultural da UFSJ (antigo Solar da Baronesa).

Fotografias de Iolanda Pedroza e Eduardo Carazza

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).