Vigília Pascal reúne fiéis em noite de Sábado Santo

1dA Igreja Católica realizou no último sábado, 26, a Vigília Pascal. A celebração, realizada em caráter solene, é considerada “a mãe de todas as vigílias”, recordando a noite Santa em que Jesus Cristo passou da morte para a vida.

A celebração inicia-se fora do templo, onde o sacerdote abençoa o fogo e acende uma grande vela chamada de Círio Pascal, que representa Cristo, a luz do mundo. Os fiéis acendem suas velas no Círio e caminham, em procissão, para o interior da igreja, onde se canta a “Proclamação da Páscoa”.

1hÉ durante a Vigília que ocorre a benção da água utilizada no batismo e, em alguns lugares, pode ocorrer à cerimônia do sacramento de iniciação cristã.

Com alegria aflorada, a celebração marca o retorno dos tradicionais cânticos de “Aleluia” e “Glória”, privados desde o início da quaresma. Além do som dos sinos, calados na noite da quinta-feira santa.

1lEm São João del-Rei

Presidida pelo bispo de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart, a cerimônia contou com momentos marcantes de fé e tradição. Com público de todas as idades, o momento foi marcante, principalmente para os familiares dos pequenos Gabriel e Guilherme que receberam o sacramento do batismo na “noite de aleluia”.

Veja a celebração em algumas Paróquias da Diocese: