VII Semana Teológica possibilita leigos a conhecer melhor a Igreja e aprofundar a fé

Oferecer uma formação teológica básica, alicerçada na Tradição, na Escritura e no Magistério, para aqueles que desejam aprofundar a própria fé. Além de qualificar agentes de forma sistemática para os vários serviços nas comunidades e proporcionar aos participantes uma maior articulação entre a fé e compromisso social, a VII Semana Teológica trouxa a proposta de levantar o protagonismo do leigo, juntamente com seu compromisso ministerial, missionário e transformador.

Com o tema “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, o evento temático produzido pela Paróquia São Francisco de Assis, em São João del-Rei, buscou refletir como o cristão pode ser “Sal da Terra, Luz do Mundo”, atendendo ao chamado do Papa Francisco que instituiu 2018 como o Ano do Laicato. “É um momento de se apropriar de um tema ligado a caminhada da Igreja e enriquecer a fé. É a oportunidade de aprimorar o aprendizado que tivemos quando criança, na catequese. É como diz São Pedro, ‘Precisamos dar razão à nossa esperança'”, explica um dos organizadores do evento, Édson Ribeiro.

Ao longo de cinco encontros os participantes puderam trabalhar temáticas como o encontro com Jesus Cristo e o exercício ministerial no Novo Testamento; Formação do Laicato; Carismas, Serviços e Ministérios da Igreja; O cristão leigo, sujeito na Igreja e no mundo e a ação transformadora. Tendo como palestrantes, religiosos, teólogos e leigos. “O leigo é e faz parte da Igreja. Vem daí a necessidade de entender e buscar conhecimento das coisas de Deus, explica o postulante franciscano Thiago Loyola.

Participando pela terceira vez, Ivania de Carvalho Moura não se arrepende em deixar o serviço de lado e dedicar parte do seu tempo para o estudo teológico. “Essa experiência me proporcionou uma maior participação na comunidade. A gente não compreende tudo apenas com as homilias da missa. Precisamos buscar e aprofundar o conhecimento”, explica.

Para quem não participou ainda da tempo. Com programação até sexta-feira, dia 10, a Semana Teológica pretende encher o salão Irmão Sol, localizado próximo ao Campus Santo Antônio, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Os ingressos custam 6,00. Informações pelo (32) 3371-1127.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).