Vocação Humana: Lançai as redes do compromisso com a vida e a criação

O chamado não é nosso, mas de Deus e também de seu Filho Jesus. Portanto, podemos perceber a ação primária e misericordiosa de Deus que Viu e nos Amou por primeiro e foi à nosso encontro de diversos modos. Não há misericórdia maior do que estar unido com Cristo, com quem nos ama por primeiro e acima de tudo. Estamos desejando, buscando e tentando concretizar, em nossos projetos, ações em prol da vida?

O amadurecimento individual passa, necessariamente, pela capacidade de assumir compromissos. Comprometer-se é escolher, envolver-se, responsabilizar-se. Comprometer-se é arriscar. Quem se compromete sempre se realiza e promove a vida. O compromisso exige o “amor criativo” por aquilo que se assume. Compromisso exige duas companhias fundamentais: comunhão e participação.

Não há misericórdia maior do que estar unido com Cristo, com quem nos ama por primeiro e acima de tudo.

Lançar redes do compromisso com a vida e a criação é viver o dom maior que fomos chamados a viver e celebrar: o Mistério da Criação. A grande mudança necessária para o mundo deve começar com gestos simples e a valorização e cuidado da nossa vida como um TODO.

“Cuidar significa manifestar um interesse zeloso e atencioso em relação a alguém ou a alguma coisa; significa olhar com atenção para aquele que necessita de cuidados sem pensar noutra coisa; significa aceitar dar ou receber cuidados”. (Papa Francisco)

Partilhamos alguns conselhos concretos com que o Papa Francisco nos chama a colaborar para proteger e construir a nossa casa comum. Pequenas ações que derramam um bem na sociedade “para além do que se possa constatar, porque provocam no seio desta terra um bem que sempre tende a difundir-se, por vezes invisivelmente”.

             Evitar o uso de material plástico e de papel;

             Reduzir o consumo de água;

             Separar os resíduos;

             Cozinhar apenas o que se poderá comer;

             Tratar com cuidado os outros seres vivos;

             Utilizar transporte público ou partilhar um mesmo veículo entre várias pessoas;

             Plantar árvores;

             Apagar as luzes desnecessárias.

Lançar sempre a rede do amor, da ternura, do cuidado para com todo ser humano e toda criação é nossa Vocação Primeira.

Fonte: A12

COMPARTILHAR