Você sabe o que é uma Coroa do Advento?

O advento chegou! Paramentos e toalhas de cor roxa ganham espaço nos altares da igrejas. Junto com o período de preparação para a Vinda do Messias, muitos lugares adotam o grande símbolo desse Tempo Litúrgico: a Coroa do Advento.

Feita com galhos, em sua maioria, e enfeitada com quatro velas, ela representa toda a reflexão contida no período e traz grande significados. “Ela tem forma circular, ou seja, não tem princípio, nem fim. Isso remete ao amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, ao mesmo tempo nos convida a um amor verdadeiro para com Deus e com o nosso próximo. O círculo também tem o sentido de elo, a união entre Deus e os seres humanos, formando assim, a grande Aliança”, explica padre Vinicius Campos.

As ramas verdes, na maioria das vezes utilizada, lembram a esperança e a vida em sua constante renovação. “É um convite a esperar sempre a vinda do Senhor que nos oferece a graça e a vida eterna. Ao mesmo tempo, meditando a dinâmica do Advento, somos convidados a renovar a nossa vida. Assim, como os brotos trazem uma nova vida, os cristãos são chamados a podar os galhos velhos para que se renove a vida em Deus”.

No centro do círculo, colocam-se as quatro velas para se acender uma a cada domingo do Advento. A luz das velas simboliza a fé e leva à oração. Simbolizam, também, as quatro manifestações de Cristo: 1° Encarnação, Jesus Histórico; 2° Jesus nos pobres e necessitados; 3° Jesus nos Sacramentos; 4° Parusia: Segunda vinda de Jesus.

“Ao ir acendendo em cada domingo uma vela é como se ouvíssemos o convite de São Paulo: Coragem! “A noite vai adiantada e a luz do dia vem chegando” (Rm 13,12). Cada vela acessa mostra que está mais próximo à chegada do Deus Menino, a luz do mundo”, conclui o sacerdote.

E se engana quem acredita que o símbolo é utilizado apenas no interior das igrejas. Montar a Coroa do Advento também faz parte das decoração natalinas nas casas e demonstra a preparação e ligação com a liturgia, além de deixar o ambiente mais bonito.

Pessoas montam a Coroa do Advento nas casas como decoração natalina e, com orações, mostram a preparação para o Natal do Senhor.
23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).