XVII Domingo do Tempo Comum

Lc 11, 1-13

“Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, abrir-se-á.” (Lc 11, 10).

No dia 26, terça-feira, inicia-se em  Cracóvia, Polônia,  a Jornada Mundial da Juventude. Jovens de todo o mundo se encontrarão com o Papa Francisco e rezarão  com ele, na Vigília e em outros momentos. Tempo de graça para nossos jovens e para o país da Polônia, terra de São João Paulo II. Ele foi o iniciador deste evento tão importante para a Juventude de todo o mundo. Assim como aconteceu no Rio de Janeiro há três anos, os jovens poderão se encontrar com o nosso querido Papa Francisco.

Que para todos os jovens que terão a graça de participar desta Jornada Mundial, possa ficar a experiência a partir do evangelho de hoje: os jovens pedirem um momento especial da graça de Deus em suas vidas, e receber esta graça do carinho de Deus na pessoa do Papa. Que os jovens procurem por ideais mais consistentes para suas vidas, e tenham a confirmação de quais sejam estes ideais pela partilha comum com outros jovens que irão de toda parte; os jovens batem à porta da casa de Deus e que sejam acolhidos pelo Papa, pelos irmãos e irmãs do país da Polônia e por todos que se colocaram à disposição do serviço fraterno e da caridade cristã para com a juventude.

O tema da Jornada Mundial da Juventude é o tema da Misericórdia, em consonância com o Ano Santo que estamos vivenciando. E o tema do evangelho deste domingo nos fala da insistência com que devemos nos dirigir a Deus para alcançarmos aquilo que pedimos. O que pedir para nossa juventude? Certamente para que sejam os nossos jovens capazes de perseverar na vivência dos valores do evangelho: a alegria, o diálogo, a convivência fraterna, a missionariedade, a coragem de dizer “não” às propostas que destroem os bons sentimentos dos nossos jovens. Temos um bom grupo de jovens de nossa Diocese que estarão em Cracóvia. Que eles possam ter muitas alegrias em participar deste momento junto aos jovens católicos de todo o mundo.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).