XXVII Domingo do Tempo Comum

Ev Lc 17, 5-10

“Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer”. (Lc 17, 10).

Iniciando o mês de outubro, lembramos ser esse o Mês das Missões. Todo discípulo de Jesus Cristo deverá ser um missionário. Não há como ser um cristão, católico, batizado, que não tenha a alegria de ser um missionário: alguém que assume o compromisso de anunciar Jesus Cristo e a sua proposta de salvação. Neste ano o tema da Campanha Missionária acompanha a temática da Campanha da Fraternidade e aponta para o seguinte: Cuidar da Casa Comum é a nossa Missão, com o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31). Deus continua a chamar e a enviar pessoas para anunciar a Boa Notícia de Jesus a todos os povos.

Na passagem do evangelho os apóstolos sentem a necessidade de pedir a Jesus para que pudessem crescer em sua fé. Certamente este é o pedido que brota de nosso coração ao Senhor em cada dia de nossa vida. Temos os meios para que isto possa acontecer: uma vida em coerência com os fundamentos de nossa fé, como a participação sincera na vida eclesial, a relação entre fé e vida em nossas ações, a prática da caridade. Mas, sobretudo o compromisso de estarmos sempre a serviço de Jesus Cristo. É esta a afirmação de Jesus concluindo seu ensinamento, quando nos pede que tenhamos a consciência de fazermos sempre a vontade de Deus.

Ainda podemos melhorar em nossa consciência missionária. Há muitos modos de realizarmos alguma atividade missionária em nossas Paróquias. Coloquem-se à disposição de nossos Párocos e lideranças leigas para algum serviço missionário. Também aconselho a leitura da revista: Mundo e Missão, uma publicação do PIME – Pontifício Instituto das Missões, pois é a melhor revista missionária que temos no Brasil, onde formamos nossa consciência missionária.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano