XXX Domingo do Tempo Comum

Foto: Álisson Macedo

Ev Lc 18, 9-14

“Quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado.” (Lc 18, 14).

A passagem do evangelho de hoje é muito conhecida de todos nós e nos ajuda no modo de como devemos rezar. Tanto o Fariseu como o Publicano tinham fé. Aproximam-se do Templo, lugar sagrado para fazerem seu momento com Deus. Porém as atitudes e posturas são diferentes. Um é orgulhoso, muito convencido de suas ações, sempre se julgando cumpridor da lei. O outro é humilde, coloca-se em lugar escondido no Templo, abre seu coração confiante a Deus, que poderá perdoar seu pecado.

A atitude que agrada a Deus é a de quem tem consciência de seu pecado e de sua fraqueza. Em nossa vida e prática cristã na Igreja corremos o risco de cairmos no farisaísmo, por não termos a humildade de olhar nossas atitudes e com muita facilidade julgarmos ou criticarmos os outros. Isto nos afeta a todos! Nunca podemos nos esquecer de que  para nos aproximarmos de Deus, devemos abandonar o próprio egoísmo para encontrarmos a felicidade em Deus.

As orações dos Salmos, as orações formuladas pela própria Igreja para os vários momentos celebrativos sempre nos levam a uma postura de despojamento e de humildade para nos colocarmos diante de Deus. Este também é o testemunho deixado para nós pelos grandes místicos na história da Igreja. Assim se colocava, por exemplo, São Francisco de Assis, Santa Teresa de Ávila e tantos outros.  É um ensinamento que nos leva a estarmos na dependência de quem pode nos ouvir, nos ajudar e nos levar a um crescimento na fé. Neste  domingo do mês de outubro celebramos o Dia Mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Santa Infância (Infância e Adolescência Missionária). Vamos rezar pela Igreja Missionária, como também fazer com alegria nossa oferta para ajudar os Missionários que em regiões mais carentes trabalham pelo Reino de Deus.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).