XXXI Domingo do Tempo Comum

Ev Lc 19,1-10

“Hoje a salvação entrou  nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão” (Lc 19, 9).

Dos encontros de Jesus com pessoas do seu tempo, este seu encontro com Zaqueu é de uma beleza extraordinária. Zaqueu era considerado um pecador público, por isso um publicano no dizer da Sagrada Escritura. Mas, chegou o momento da graça para ele. Jesus entra na cidade de Jericó em direção para Jerusalém. Zaqueu ouvira falar deste grande mestre, por isso queria ver Jesus! Talvez, somente isto lhe bastaria! Mas a graça de Deus para ele foi muito maior. Jesus também o vê. Manda que ele desça da árvore e manifesta seu desejo: “ Zaqueu  desce depressa! Hoje eu desejo ficar em tua casa! (Lc 19, 5). Jesus veio para este encontro. Veio procurar o que estava perdido, e assim Deus se revelou muito maior do que o pecado.

Para nós esta passagem do Evangelho traz muitas esperanças. Para Zaqueu o encontro com Jesus o levou à mudança de vida. Ele se proclama como ser capaz de repartir seus bens e de devolver em quatro vezes mais aquilo que havia roubado de outros. E mais ainda, certamente esta pessoa se identifica com Levi ou Mateus, conforme estudos da exegese bíblica. Deste modo, Zaqueu torna-se também um seguidor de Jesus acolhido no grupo dos apóstolos.

Se Jesus ficou na casa de Zaqueu, ele também fica em nossas casas! Depende muito de cada um de nós em nos prepararmos para acolhê-lo. Quando procuramos o Sacramento da Confissão e nos comprometemos à uma sincera conversão, o Senhor vem e fica em nossa casa! Em nosso coração! O que nos alegra muito e também deverá nos levar ao compromisso missionário: ir ao encontro daqueles que não conhecem ainda a proposta do Evangelho. Neste mês missionário levemos a alegria do anúncio do Evangelho às pessoas que desejam conhecer Jesus.     

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).