127º Emaús Feminino teve início nesta quinta-feira, 27, em São João del Rei

Cerca de 50 jovens foram recepcionadas na noite de ontem, 27, na Casa de Pastoral São Tiago, em São João del-Rei, para a experiência do Emaús: Curso de Valores Humanos e Cristãos para jovens. A 127º edição feminina terá seu desfecho no domingo, 30, com missa as 19 horas, na Igreja de Santa Teresinha, no bairro Matosinhos.

O Emaús é um movimento de Comunidades Missionárias para jovens, aprovado pelos Bispos em cujas Dioceses se encontra instalado, cuja finalidade é propiciar cursos para jovens, onde eles possam fazer uma profunda reflexão sobre o valor da vida, da Igreja e uma vivência em comunidade à luz da Palavra de Deus. Isso se faz através de um primeiro anúncio (Kerigma), completado com uma catequese fundamentada na doutrina (o “Credo”) e na Teologia dos Sacramentos.

O Curso de Emaús é organizado e se realiza pedagogicamente baseado na catequese, através de palestras, meditações, atos litúrgicos, paraliturgias, experiência de oração, desertos, dinâmicas de grupo, resumos, questionários, murais, plenário, etc. O objetivo, é formar e desenvolver líderes comunitários, que posteriormente atuarão em suas paróquias de origem.

Sua missão, enquanto instrumento da Igreja a serviço da evangelização da juventude, é dar ao jovem cursista uma sólida formação cristã, para que ele possa voltar à sua paróquia e dinamizar o grupo de jovens paroquial.