Andrelândia realiza encontro de estudo e formação para catequistas

A Paróquia Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, da cidade de Andrelândia, realizou entre os dias 06 e 08 de março, um momento de formação com as catequistas da paróquia. O evento foi ministrado pelo co-assessor da Pastoral Catequética da Diocese de São João del-Rei, padre Jorge Wilson Carvalho Fonseca. Trabalhos de espiritualidade do catequista, processo de iniciação à vida Cristã e partilha de experiências pastorais na catequese batismal e crismal, foram alguns dos temas abordados.

Segundo Nayara Silva Ferreira, catequista de Primeira Eucaristia, o encontro proporcionou momentos de grande aprendizado. “Levarei os ensinamentos para melhorar cada vez mais os encontros com os catequizandos. Precisamos ouvir os dramas de nossas crianças para melhorarmos na Evangelização, às vezes ficamos no ‘modo automático’ e não valorizamos a vida pessoal de cada um”, afirma.

Já a catequista Wiara relatou que esses três dias foram de extrema riqueza e que aprendeu muita coisa para ser vivenciada na catequese paroquial. “No catecumenato vimos a importância de lidar com as experiências de vida do catequizando. Por isso observamos a necessidade de inserirmos a família no processo catequético”.

Padre Jorge destacou ainda que o esforço do pároco da comunidade, padre Domingos Sávio, traz grandes esperanças para a vida catequética do povo de Deus e reforçou a abertura de coração dos quase 50 catequistas que participaram desses dias de aprendizado e partilha.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).