Banda de Matosinhos inicia “Série Concertos” nesta sexta-feira, 01º

Foto: Fabiola Ribeiro

A Banda Sinfônica do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos vem, há 11 anos, incentivando a formação de novos músicos na região e proporcionando transformação social através da arte. A partir desta sexta-feira, 01º, o grupo dará início a “Série Concertos”, com apresentação da Banda Marcial, Coral e Escola de Música.

O evento faz parte das comemorações dos 60 anos da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos e trás em seu repertório músicas eruditas e canções populares. A previsão de início é às 20:30, no Teatro Municipal de São João del-Rei. A entrada é a doação de 1kg de alimento não perecível.

A próxima apresentação da “Série Concertos” está agendada para o dia 15 de novembro, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em São João del-Rei.

Sobre a Banda Sinfônica do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

O projeto é fruto da parceria entre o padre José Raimundo da Costa, que atuava como pároco e reitor do Santuário de Matosinhos, juntamente com o maestro Ronaldo de Oliveira Medeiros. A ideia era prestar um trabalho social e educativa para comunidade, oferecendo um ensino gratuito de música, além de prestar um serviço de resgate da cultura musical do bairro, já que Matosinhos possuiu uma banda de música em 1960.

Seus trabalhos de criação tiveram início no dia 10 de março de 2007, com uma aula inaugural, contando com a presença de 90 pessoas, entre, professores, voluntários, pais e alunos. Sua apresentação oficial como Banda de música é datada de 14 de setembro de 2008, dia maior da festa em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, o qual empresta seu nome a corporação, sendo esta data marcada também como a de sua fundação.

A Banda é hoje parte de um projeto, intitulado “Banda Sinfônica” e conta com 220 componentes, divididos em quatro grupos: Banda de Concerto; Banda Marcial; Orquestra de cordas e uma escola de música, a qual atua como coral infantil.

O projeto “Banda Sinfônica” tem por finalidade abrilhantar os festejos Religiosos do Santuário e comunidades adjacentes e também participar de atividades sociais e culturais de São João del-Rei/MG, e região.

Desde o ano de 2013, a Banda vem realizando uma série de concertos, intitulada Concertos Itinerantes, onde leva à diversas Cidades e Comunidades de Minas Gerais, concertos Sinfônicos para o entretenimento local e divulgação de seus trabalhos. O grupo já se apresentou em Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira e Região dos Campos/RJ.

O trabalho fomenta a esperança através da arte, além de uma expectativa profissional, já que existem casos de pessoas que iniciaram no projeto e ingressaram na vida acadêmica e militar. Calcula-se que cerca de 1000 jovens já foram atendidos no decorrer da história.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).