Bispo emite mensagem sobre o período da Quaresma

Na manhã desta terça-feira, 16, véspera da Quarta-feira de Cinzas, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, emitiu uma mensagem ao povo da Diocese com orientações para o período quaresmal. Confira na íntegra o documento:

MENSAGEM AO povo DE DEUS DA DIOCESE DE JOÃO DEL-REI PARA A QUARESMA

“Examinai tudo, ficai com o que há de bom”! (7 Ts 5, 21)

Amado povo de Deus!

1- Novamente a Igreja nos convida a trilhar o caminho quaresmal, com os olhos fixos na Páscoa do Senhor, naquele que, após passar pela cruz e pela morte, ressuscitou dos mortos e agora vive eternamente. A quaresma é para nós uma espécie de retiro espiritual, afinal o recolhimento, o silêncio, meditação, o jejum, a oração, as obras de misericórdia e penitência favorecem nossa busca pela conversão. Aproveitemos esse tempo como tempo de graça!
2- A pandemia ainda não acabou: o distanciamento social e os protocolos de prevenção e cuidado com a vida não podem ser abandonados. Continuemos a colocar a vida, dom precioso de Deus, em primeiro lugar. As celebrações litúrgicas da Quarta-feira de Cinzas, dos Domingos da Quaresma, do Domingo de Ramos, do Tríduo Pascal sejam todas preparadas com carinho e transmitidas pelas redes sociais das paróquias, facilitando, assim, a participação de quem ainda não pode estar presente.
3- Após termos realizado reuniões em todas as foranias da Diocese estabelecemos que os padres, tomadas as devidas precauções, irão, durante a Quaresma dar assistência espiritual aos enfermos, inclusive administrando os sacramentos com todos os cuidados necessários. Na ocasião, os sacerdotes se comprometeram ainda a oferecer, ao longo do tempo quaresmal, seguindo os devidos protocolos, horários para confissões individuais, inclusive algumas foranias irão organizar os tradicionais mutirões para celebração do sacramento da penitência.
4- A respeito da Campanha da Fraternidade Ecumênica do corrente ano, convidamos a todos para que, com espírito de fé e de comunhão, acolham as reflexões, os subsídios com discernimento e bom senso, ainda que possa haver pontos divergentes. Saibamos colocar em prática o ensinamento, já mencionado acima, do apóstolo Paulo: “Examinai tudo, ficai com o que há de bom”! (1 Ts 5, 21) Aproveitemos as riquezas dos subsídios da Campanha da Fraternidade 2021 , norteados pelo tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e pelo lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”(Ef 2,14).
5- A esse respeito, lembramos que, no próximo sábado, dia 20 de fevereiro, a Forania de Nossa Senhora do Pilar promoverá uma formação online sobre a Campanha da Fraternidade 2021, pelo Youtube da Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. A formação será aberta a todos que quiserem participar. 0 link de acesso é: https://www.youtube.com/channel/UCEAwByfJ6SQ8KNRxA5jdYsA.
6- Exortamos a todos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas engajados na vida da Igreja, a vivenciar a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. Neste espírito redescobriremos a importância fundamental do DIÁLOGO, não como um caminho, mas como o caminho mais eficaz para superarmos as polarizações e extremismos, de ambos os lados, de nosso tempo. 0 Papa Francisco, insistentemente, nos convida a viver a cultura do encontro e do diálogo. Vale lembrar ainda a nossa participação na Coleta da Solidariedade, a ser realizada em todas as comunidades no Domingo de Ramos, dia 28 de março. Será nosso gesto concreto para apoiarmos, em nível local e nacional, as necessidades de tantos irmãos e irmãs que sofrem.
7- Não nos esqueçamos das práticas quaresmais já consagradas: o jejum, a esmola e a oração. 0 Papa Francisco em sua mensagem para a quaresma diz: “0 jejum, a oração e a esmola – tal como são apresentados por Jesus na sua pregação (cf. Mt 6, 1-18) – são as condições para a nossa conversão e sua expressão. 0 caminho da pobreza e da privação (o jejum), a atenção e os gestos de amor pelo homem ferido (a esmola) e o diálogo filial com o Pai (a oração) permitem-nos encarnar uma fé sincera, uma esperança viva e uma caridade operosa”.
8- Incentivamos às famílias, verdadeiras Igrejas Domésticas, para que façam seu Retiro Quaresmal em família. Temos muitos subsídios à disposição. Além disso, sugerimos, como uma das alternativas, o roteiro preparado pelo Padre Vinícius Idefonso Campos e utilizado na Paróquia de São José do Tijuco. Este roteiro pode ser acessado nos seguintes links:

a)- Android-Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?d=com.hangarhf.exercicios quaresmais

b)- IOS-AppStore: https://apps.apple.com/br/app/exerciciosqua resma is/id 1456298124

9- Interceda por nós a Mãe de Jesus, a Senhora das Dores, aquela que se manteve fiel, permanecendo de pé junto à Cruz do Senhor e que soube meditar cada coisa no silêncio de seu coração, a fim de que, nestes tempos turbulentos, não nos faltem o discernimento e a caridade. Uma abençoada e fecunda quaresma!

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).