Bispo ordena novo padre diocesano

DSC07504Um novo padre foi ordenado na manhã de sábado, 28, pelo bispo diocesano de São João Del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart. A celebração aconteceu no Ginásio do Dorense Club, em Dores de Campos/MG. Rodrigo Coimbra Ladeira foi ordenado diácono em dezembro de 2015.

Ao som da Sociedade Musical São Sebastião e em meio a uma quadra lotada de conterrâneos e visitantes das cidades circunvizinhas, o evento teve inicio com a entrada de padres, diáconos e seminaristas, para concelebrar com Dom Célio de Oliveira Goulart, bispo diocesano, o cerimonial.

DSC07499Na intenção de aconselhar Rodrigo na sua nova função, a de pastoreio da Igreja Católica, Dom Célio ressaltou, como regra a ser cumprida, a vocação dos religiosos e dos leigos, pois cada um tem sua função na igreja católica e na sociedade. Exaltou a figura de um padre dentro da comunidade e a importância da escuta, aos clamores de seu povo (paroquianos). Segundo o bispo,”se a ordenação de um padre é uma grande satisfação para o próprio ungido, com toda a certeza, deverá ser muito mais para a igreja e, consequentemente, para os fiéis que nela atuam”, destacou o bispo durante sua homilia.

O rito da missa seguiu-se normalmente, até que, antes do momento do ofertório, foi realizado o rito da ordenação sacerdotal. Em um gesto de humildade, o jovem se deitou no chão, demonstrando que está disposto ao despojamento e à humildade. DSC07661Em seguida, foi o momento de ungir as mãos do novo padre. O óleo da crisma simbolizou a unção do Espírito Santo, permitindo-lhe, a partir daquele momento, exercer a função exclusiva do sacerdote.

Uma grande emoção para quem acompanhou de perto toda a caminhada vocacional do jovem. “Via esse garoto, no início, muito tímido, calado. Pensava que tinha que fazer algo para ajuda-lo. Está aí o resultado. Fico muito feliz”, destacou padre Paulo Daher Filho, pároco de Dores de Campos.

Após o rito, o novo sacerdote recebeu a bênção e os cumprimentos dos padres, amigos e familiares.

Sobre Rodrigo

Natural de Dores de Campos, Rodrigo nasceu no dia 1 de junho de 1982. Filho de Inácio Firmiano de Campos e Neuza Teixeira Coimbra. O segundo de sete irmãos, Rodrigo se sentiu chamado para uma grande missão: o sacerdócio.

DSC07481Ingressou no Seminário São Tiago, na cidade de São João del-Rei, em 2007, permanecendo por um ano no propedêutico. Depois cursou Filosofia na Universidade Federal de São João del-Rei. Após conclusão, foi para o seminário em Juiz de Fora, cursar teologia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Como seminarista trabalhou nas paróquias de Santo Antônio em Tiradentes, nas comunidades do Bichinho e Caixa d’água da Esperança. Também atuou nas Paróquias Senhor Bom Jesus de Matosinhos e Nossa Senhora da Cabeça (Juiz de Fora). Passou nas Paróquias de Santo Antônio, em Lagoa Dourada, na comunidade de Pitangueiras e de Nossa Senhora da Conceição, de Prados, Santa Rita de Cássia, em Ritápolis, na comunidade da Restinga e na Paróquia São José, no bairro Tijuco. Como diácono, exerceu o ministério na paróquia Nossa Senhora da Penha, em Resende Costa, onde iniciará sua caminhada sacerdotal.

Rodrigo tem duas devoções muito forte na sua vida, a Santa Rita de Cássia e a Virgem Maria, sob o título da Senhora das Dores.