Bispo preside missa em Aparecida/SP e reúne clero e mais de 2 mil romeiros da Diocese

Cerca de 55 ônibus e mais de 2.500 pessoas participaram da Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, promovida pela Diocese de São João del-Rei. O evento aconteceu na manhã do último sábado, dia 11, e contou com missa presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e concelebrada pelos demais sacerdotes do clero.

A iniciativa da Romaria veio como um momento de encerramento para o evento de formação que o clero diocesano participou desde a última quarta-feira, 08. Durante a celebração, Dom José Eudes falou sobre a importância dos leigos na vida da Igreja e a beleza em ver a adesão de muitas pessoas na Romaria. A celebração da Santa Missa também marcou as comemorações natalícias da mãe do bispo, Dom Virgínia.

Ordenado Diácono em setembro deste ano, Rutiero Ruan de Carvalho foi o responsável pela proclamação do evangelho. Um momento de grande emoção, segundo o jovem. “Estar no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é sempre um momento marcante de fé. Mais emocionante ainda é participar de uma Celebração Eucarística. Por isso, fiquei muito contente em poder realizar o serviço do altar e proclamar o Evangelho na Santa Missa em que nossa Diocese de São João del-Rei participou como peregrina, na casa da Mãe Aparecida. Fiquei emocionado em poder exercer as funções próprias de meu ministério diaconal em um lugar tão significativo para a fé do nosso povo brasileiro.”

Emoção, também, para quem se uniu as romarias e peregrinou até o Santuário. “Foi uma experiência encantadora. Ver nossa gente, nosso pastor, nossos padres, todos juntos na casa da Mãe Aparecida”, destacou a romeira Maria Aparecida. Após a celebração, os romeiros se encontraram no Auditório Padre Noé Sotillo para um encontro com o bispo.

A peregrinação até o Santuário Nacional é algo comum entre os católicos brasileiros e proporciona um espaço de encontro com Nossa Senhora Aparecida, onde os fiéis expressam suas súplicas, agradecimentos e anseios.

Confira a celebração na íntegra:

 

Fotos: Willian Carvalho