Bispo realiza Visita Pastoral em Ritápolis

Terminou no último domingo, 11, a Visita Pastoral do bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, na Paróquia Santa rita de Cássia, na cidade de Ritápolis. Com vasta programação, o bispo pode presidir missas, reunir com paroquianos e visitar escolas e instituições da cidade.

A visita especial teve início na manhã de sexta-feira, 09. Na ocasião, Dom Célio visitou escolas, a Apae, e a casa de enfermos da cidade. O bispo recebeu homenagens, se reuniu com lideranças religiosas, visitou comunidades rurais, presidiu missas e conversou com crianças e jovens ritapolitanos.

Acompanhante do bispo em todas as visitas pela cidade, padre Nélio José dos Santos não hesitou em classificar a importância da presença do bispo em sua comunidade paroquial. “A gente recebe na visita uma avaliação de vida, de caminhada e uma alegria de ter esse convívio pessoal no dia a dia, seja visitando a paróquia, almoçando ou tomando café. É super importante essa partilha de experiências, de obediência. Para nosso povo é interessante estar próximo do bispo. É um ensinamento”, explica.

A Visita Pastoral é uma visita canônica, portanto uma visita oficial, de cunho pastoral e jurídico, que o bispo diocesano faz a toda Diocese, ao menos a cada cinco anos (CDC 396).
Na Visita Pastoral, o bispo realiza seu ministério, conhece e é conhecido pelo Povo de Deus, procurando viver conforme nos diz o evangelista São João 10, 27: “Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem”. É o pai que vai ao encontro de seus filhos espirituais.

A Visita Pastoral em Ritápolis teve seu desfecho na noite de domingo, 11.

Próxima Visita
A Visita Pastoral possibilita ao bispo um contato mais próximo com a comunidade, que formam seu rebanho. A próxima paróquia a receber o bispo em Visita Pastoral será a Nossa Senhora da Conceição, em Conceição da Barra de Minas. A data prevista é para meados do mês de outubro, entre os dias 13 e 16.