Caminhada Penitencial reúne mais de 800 fiéis no Rio das Mortes

No último sábado, 07, a Paróquia de Santo Antônio e da Bem-Aventurada Nhá Chica, acolheu padres e fiéis das paróquias que compõem a Forania de Nossa Senhora do Pilar, para a quarta Caminhada Penitencial. Cerca de 800 fiéis participaram da celebração que contou ainda com a presença do bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

No adro da Igreja Matriz de Santo Antônio, os fiéis iniciaram a o exercício da Via-Sacra que refletiu o tema e o lema da Campanha da Fraternidade deste ano. Em seguida, o povo percorreu ruas da comunidade rezando as estações e retornaram para o ponto inicial, onde teve início a Santa Missa, presidida por Dom José Eudes e concelebrada pelos demais sacerdote e todo o povo presente.

Em sua homilia, Dom José Eudes chamou atenção especial para o objetivo da Campanha da Fraternidade deste ano, que nos convida a tomar uma consciência maior com o cuidado com a vida e de abrir os nossos olhos para termos atitudes de misericórdia, especialmente para com aqueles que mais precisam.

“Uma bela iniciativa dessa forania, em reunir com os seus padres e com os seus leigos e leigas nesse período quaresmal para caminharmos unidos. E mais, nos convidando a buscar de verdade a nossa reconciliação do fundo do nosso coração. Que interessante ao percorremos em cada estação dessa Via-Sacra, a possibilidade de trazer para os nossos dias, a vivência e a proposta em unidade com a Campanha da Fraternidade”, enalteceu o bispo.

Ao fim da celebração, o vigário forâneo, padre Vinícius Idefonso Campos, agradeceu a presença dos padres e também dos fiéis das paróquias que se fizeram presentes. Agradeceu também ao pároco e a todas os paroquianos de Santo Antônio e da Bem-aventurada Nhá Chica pela acolhida e organização do evento. E completou, “viemos fazer esta experiência do Tabor! Com Cristo subir ao monte para que então, vivendo o mistério da Paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, tenhamos sempre a certeza de que o calvário e a morte jamais é a última palavra, mas sim a ressurreição, a glória de nosso salvador Jesus Cristo”.

A ação envolveu as paróquias do Pilar, São José Operário, Senhor Bom Jesus do Monte, São Francisco de Assis, São Sebastião da Vitória, Emboabas, Cajuru e a nova paróquia, Santo Antônio e Beata Nhá Chica.

Reportagem: Willian Carvalho