Carreatas e transmissões online marcam homenagens à Nossa Senhora

Padroeira dos salesianos, Nossa Senhora Auxiliadora recebeu diversas homenagens no último domingo, 24. Respeitando as devidas precauções contra o Coronavírus, a Paróquia São João Bosco, em São João del-Rei, promoveu uma carreata devocional. A programação ainda contou com celebrações de missas transmitidas via internet.

Durante a carreata uma participação especial do bispo diocesano, Dom José Eudes Nascimento, impulsionou a esperança neste período de pandemia. Em frente a Residência Episcopal, Dom José Eudes conduziu a benção aos enfermos, as casas e a proteção contra o vírus.

A ideia do “Cortejo de Nossa Senhora” veio a partir de uma necessidade da paróquia de celebrar a Mãe de Jesus. “Infelizmente, devido à Pandemia do Coronavírus, ficamos em isolamento social obrigatório, impedindo-nos de celebrar com o povo. Assim sendo, juntamente com os jovens da AJS (Articulação da Juventude Salesiana), foi organizado o cortejo, com a imagem da Virgem Maria visitando as famílias de nossa paróquia”, explica o pároco, padre Roberto Carneiro.

Segundo o sacerdote salesiano, a ação foi emocionante e mobilizou muitos moradores. “Foi emocionante ver a participação das pessoas, mesmo estando nas janelas, varandas e na frente de suas residências. As casas que estavam no trajeto foram enfeitadas, demonstrando a fé e o carinho para com Nossa Senhora Auxiliadora. Muitos mandavam beijos para a imagem, outros ajoelhavam-se nas calçadas, outros choravam. E assim ficou explicitada a sede espiritual do nosso povo neste tempo de provação para todos. Eu insisti durante o percurso para as pessoas ficarem em casa e estarmos todos atentos às orientações dadas pelas instituições (Secretaria de Saúde…) que nos salvaguardam neste momento”.

https://www.facebook.com/Pascomauxiliadora/videos/2595683687372507/

Na cidade de Lavras, a paróquia dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora também prestou suas homenagens à Mãe de Jesus pelas ruas da cidade. Uma prática simbólica, mas cheia de significados para os devotos. “Estamos muito sensibilizados pela fé de nossos irmãos paroquianos. Que Deus preteja todos nós e que a Virgem Auxiliadora nos proteja”, destaca Luiz Mota de Oliveira.

Segundo o pároco, padre Odair José de Carvalho, a celebração foi diferente, atipica, sem a participação presencial do povo de Deus, apenas pelas transmissões nas redes sociais da paroquia. “O que não impediu de ser um momento muito forte na vida de oração de todos os envolvidos, direta ou indiretamente, principalmente na carreata com apenas três veículos”, destaca. “Foi um momento lindo e emocionante, porque houve um enorme envolvimento de toda comunidade paroquial. Com certeza Nossa Senhora Auxiliadora viu o que já afirmávamos desde o inicio deste isolamento social: a manifestação fervorosa e radiante da Igreja Doméstica, presente em cada lar”.

Dentro da programação houve ainda um momento devocional à Virgem Maria, com a oração do Santo Terço e o Ato de Consagração, como também a Solene Celebração Eucarística e Coroação.