Na noite de sábado, 08, aconteceu a confissão comunitária para os casais, no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. A confissão é um sacramento da Reconciliação. Através dele se recuperam a paz e a alegria que traz a amizade com Deus, um dom que só o pecado é capaz de roubar às almas dos cristãos.
Papa Francisco explica que “o perdão dos nossos pecados não é algo que possamos dar a nós mesmos. Eu não posso dizer: perdoo os meus pecados. O perdão é pedido a outra pessoa e na Confissão pedimos o perdão a Jesus. O perdão não é fruto dos nossos esforços, mas uma dádiva, é um dom do Espírito Santo”.
Em caso de necessidade, em caráter excepcional, pode-se recorrer à celebração comunitária da reconciliação com Confissão e absolvição gerais. No entanto, recomenda-se que aqueles que recebem a absolvição coletiva deverão confessar, em tempo devido, individualmente.
Já na Paróquia São José, no bairro Tijuco, um evento similar ocorreu no início de abril. Promovido pela Pastoral Familiar, o evento foi direcionado para casais unidos em matrimônio. O encontro foi realizado na igreja de Santo Antônio no Rio das Mortes, e contou com palestras, meditações, dinâmicas, animações e Via Sacra e encerrou com a Santa Missa as 17 horas, presidida pelo Padre Vinicius.
A primeira palestra trouxe o tema “Nosso amor Cotidiano”, levando os casais a refletirem sobre a real situação do dia a dia em seu relacionamento. E logo após um momento de partilha entre os casais participantes, houve a abordagem da segunda temática: “Crescer na caridade conjugal”.
A Pastoral Familiar contou com a ajuda do grupo de jovens do Rio das Mortes, que cuidaram e fizeram atividades com os filhos dos casais participantes do encontro no dia todo, para que os mesmos pudessem aproveitar para se aprofundarem mais nos assuntos, e também para que curtissem esse ao momento a dois, na presença de Deus.
Colaboração: Ana Carvalho (Pascom Matosinhos) e Willian Carvalho (Pascom Tijuco)









