Catedral inicia festa da padroeira de São João del-Rei e Diocese

Segundo a tradição espanhola, umas das primeiras aparições de Nossa Senhora se deu ao apóstolo Tiago, quando este evangelizava a Espanha. Maria, que vivia em Éfeso, estava presente em Saragoça, para animar o apóstolo na evangelização. Os espanhóis têm um amor e uma devoção muito grande a sua imagem colocada em cima de uma coluna (ou Pilar). A Virgem do Pilar é invocada como refúgio dos pecadores e consoladora dos aflitos.

Tamanha devoção chegou ao Brasil em 1690 e está presente até hoje em cidades do interior do Rio de Janeiro e Minas Gerais, como São João del-Rei, que tem o título mariano como padroeira. “Rendemos graças ao Bom Deus por permitir a Virgem Maria manifestar ao apóstolo Tiago, sob um Pilar trazido do céu, pelos anjos, para alentá-lo na missão. Conhecemos bem essa história mas é importante recordar, repetir. Ela ainda habitava essa terra, não tinha assuntado ao céu. A partir da visita de Maria os frutos foram abundantes. Ela ensina a nos deixar moldar pelo Espírito Santo e a sonhar os sonhos de Deus”, explica o pároco, Monsenhor Geraldo Magela da Silva.

Programação

Festejada na dia 12 de outubro, centenas de fiéis vão se dirigir à Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar a partir desta terça-feira, 03, para fazerem suas preces e agradecimentos na intercessão da Mãe de Jesus. Celebrações de missas, procissão e benção especiais marcaram as comemorações da patrona da cidade e da Diocese.

Segundo Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, a figura da Virgem Maria é símbolo de virtudes que ajudam os devotos nos períodos de dificuldades e atribulações. “Maria ajuda a manter viva as atitudes de serviço, de entrega e gratuidade que devem distinguir os discípulos de seu filho. Três atitudes de Maria nos ajudam em nossa configuração ao Senhor: docilidade, humildade, alegria de servir”, pontua o bispo, associando a mensagem do Documento de Aparecida, nº 272.

Nesta no a festa tem com o tema: “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”. Todos os dias, às 7h, vai haver Missa e Novena (no domingo, dia 9, a missa e a novena serão às 8h), às 18h30min, recitação do terço e às 19 horas, Missa e Novena Solene. No dia 6 de outubro, às 15h, na catedral, Santa Missa para os enfermos, com a aplicação do Sacramento da Unção dos Enfermos. Confira!