Entre os dias 14 e 17 de agosto, aconteceu em Belo Horizonte o Simpósio de Catequese realizado pelo Regional Leste 2, reunindo coordenadores e assessores diocesanos de catequese de toda Minas Gerais. A Diocese de São João del-Rei esteve representada pela coordenadora diocesana de catequese, Márcia Rezende Hallak, e pelas coordenadoras de forania, Joelma Resende e Marli Ribeiro.
O encontro teve como tema “A Catequese na Cultura Digital e a Inteligência Artificial”, e contou com conferências e reflexões conduzidas por especialistas como Moisés Sbardelotto, Aline Amaro da Silva, Marcus Tullius e Janaína Santos, que abordaram temas importantes, como a Igreja e a cultura digital; A transmissão da fé aos nativos digitais; Catequese e Inteligência Artificial; Linguagens digitais, redes sociais e catequese.
Mais do que debates teóricos, o encontro proporcionou momentos de espiritualidade e formação, ajudando os coordenadores a compreenderem os desafios da evangelização no ambiente digital e a buscarem caminhos para uma catequese fiel ao Evangelho e próxima da realidade dos catequizandos.
Segundo a coordenadora diocesana, Márcia Rezende Hallak, é importante trazer essa temática para estudo para “se perceber que as novas tecnologias são ferramentas válidas e importantes para a evangelização. Mas, apesar de o mundo digital estar aí também como instrumento de comunicação da fé, precisamos ter clareza de que nada substitui o ser humano nem o lugar de Deus em nossa vida; apenas precisamos saber usá-las”, destacas.
Colaboração: Seminarista Jeferson Coimbra
















