Celebração de Corpus Christi é marcada por demonstrações de fé e solidariedade

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpus Christi, tem como finalidade celebrar solenemente o Mistério da Eucaristia. A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 08 de setembro de 1264, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, onde além da instituição da data, concede-se a indulgência plenária a todas as pessoas que participam desta Solenidade.

Neste ano, assim como em 2020, por conta da pandemia, as igrejas tiveram que adaptar suas celebrações para permitir que a sociedade em geral participasse de forma segura. Sendo assim, a maioria das programações foram transmitidas pelas mídias sociais ou veículos de comunicação. O mesmo cuidado aconteceu com as procissão que foram limitadas a poucos carros, mas com translado do Santíssimo por toda a comunidade paroquial.

“É bonito perceber a sede do povo ao ver receber Jesus Eucarístico, passando pelas ruas. Pessoas ajoelhando, rezando, com lágrimas escorrendo no rosto. Aquela bela demonstração de fé. Esse foi o cenário em toda a Diocese”, pontuou o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

A data também marcou gestos de solidariedade. Além de rezar, os fiéis também fizeram suas doações de alimentos e produtos de limpeza. Os materiais arrecadas foram separados e encaminhados para famílias necessitadas. “Como foi marcante esse gesto. tantas pessoas passando dificuldades e haver essa união e partilha. Nossas paróquias novamente fizeram esse momento de solidariedade. Pudemos perceber um gesto concreto dessa celebração em repartir o pão com nossos irmãos necessitados”, conclui Dom José Eudes.

VISITE A REDE SOCIAL DE SUA PARÓQUIA E VEJA COMO FOI A CELEBRAÇÃO!

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).