Celebração marca posse do novo reitor do Seminário Diocesano

O Seminário Propedêutico São Tiago, em São João del-Rei, acolheu na manhã desta segunda-feira, 01º de agosto, o seu novo reitor, padre Elissandro Campos. Presidida pelo bispo, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e concelebrada por diversos padres da Diocese, a celebração contou ainda com a presença de seminaristas e familiares do sacerdote.

O reitor é a denominação atribuída ao dirigente máximo do seminário. A palavra tem origem no latim rector (aquele que dirige, aquele que governa). Padre Elissandro foi nomeado formador do Seminário São Tiago, para a Comunidade do Curso Propedêutico, após a publicação de uma circular no dia 24 de junho de 2022. O mesmo documento também nomeava o padre Vinícius Idefonso Campos, como Diretor Espiritual do Seminário Diocesano São Tiago – Filosofia e Teologia, em Juiz de Fora, e o Padre Bolivar Vieira de Resende Queiroz, como Diretor Espiritual do Seminário Diocesano São Tiago – Propedêutico, em São João del-Rei.

Durante a celebração, Dom José Eudes agradeceu ao padre Geraldo Sérgio França pelo belo trabalhado desempenhado desde agosto de 2016 e reforçou a alegria em ver a aceitação e o engajamentos dos recém nomeados. “É bonito ver essa entrega para a nossa Igreja”.

seguindo os ritos

Após a acolhida litúrgica, Padre Elissandro fez sua Profissões de Fé, além do juramento de fidelidade, o que é exigido à todos aqueles que assumem algum cargo eclesiástico. Logo após, Dom José Eudes apresentou o recém empossado, sendo aplaudido por todos.

“Num primeiro momento, o sentimento à vista é o de insuficiência diante da missão. Porém, conforta-me que o Senhor Jesus trabalha com instrumentos pequenos e nos capacita para a responsabilidade da missão. Estou assumindo a Reitoria do Seminário Propedêutico com sentimento de alegria: reafirmo que o sacerdócio não me pertence, pertence à Cristo e à Igreja e é ao serviço da Igreja e da messe que estou ao dispor. Recebi com alegria o convite do senhor Bispo e pretendo desempenhar da melhor maneira possível essa missão”, pontua o sacerdote.

Padre Elissandro vê essa nova missão como algo desafiador, mas reforça sua entrega e dedicação para desempenhar um bom trabalho. “Trabalhar no seminário é uma missão árdua, desafiadora e de grave responsabilidade: daqui sairão os futuros padres que estarão com o povo de Deus. Esforçar-me-ei para que possamos levar a sério o lema do nosso seminário “Christum Ferent” (Levarão Cristo). Que São Tiago e Nossa Senhor do Pilar me ajudem nessa missão intercedendo junto ao Cristo por mim e pelos nossos seminaristas”.

27 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).