Circular do bispo traz criação de duas novas paróquias, nomeações e transferências de padres

Na manhã desta segunda-feira, 11, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart, emitiu uma Circular informando algumas alterações na Diocese. No comunicado, informações sobre a criação e instalação de duas novas Paróquias, assim como transferência de alguns sacerdotes. Confira:

Meus caríssimos,

Paz e Bem!

Há importantes comunicações a serem feitas aos senhores no presente momento:

Criação da Paróquia de Santo Antônio e da Bem Aventurada Nhá Chica, no Distrito do Rio das Mortes, de São João del Rei – há muito falávamos da necessidade da criação de uma Paróquia em Rio das Mortes, por motivos pastorais e pelo fato do distanciamento do povoado com a Sede da Paróquia de São José Operário do Tijuco. Depois aconteceu o fato da Beatificação de Nhã Chica. Um motivo a mais de darmos ela o título de Co-padroeira da Nova Paróquia. A Paróquia terá aproximadamente 4.000 pessoas, abrangendo 4 comunidades rurais além do sede do Distrito de Rio das Mortes.

Esta Paróquia ficará sob a responsabilidade do Reitor do Seminário Propedêutico São Tiago  e os seminaristas do Curso Propedêutico farão ali sua presença pastoral acompanhada pelo Reitor e Pároco.

A instalação da Paróquia e a apresentação do Pároco acontecerão no dia 06 de fevereiro de 2018. Para este acontecimento estão convidados todos os Presbíteros da Diocese.

Criação da Paróquia de São Judas Tadeu, na cidade de Lavras – A cidade de Lavras tem crescido muito nestes últimos anos. As Paróquias possuem áreas enormes. Com os Párocos e Vigários Paroquiais  neste período em que estou na Diocese temos estudado várias possibilidades da criação de mais Paróquias na cidade. Assim apresentamos ao Conselho a proposta elaborada pelos Párocos e Vigários Paroquiais e aprovamos a criação da Paróquia de São Judas, a ser desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, que a partir da Igreja de São Judas tem um enorme território abrangendo novos conjuntos residenciais com a população aproximadamente de 13.000 pessoas.

A Comunidade de São Judas Tadeu está muito motivada em acolher esta proposta e disposta ao trabalho. No momento não será criado o Santuário de São Judas Tadeu, por não preencher as exigências necessárias, mas no futuro, se Deus quiser, isto será também uma realidade para alegria de todos nós.

A instalação da Paróquia e apresentação do Pároco será no dia 28 de fevereiro, dia da Novena Perpétua de São Judas. Para este momento muito importante gostaríamos de ter uma boa presença de Presbíteros.

–  Nomeações de transferências de Presbíteros:

Pe. Geraldo Sérgio França – Reitor do Seminário Propedêutico e Pároco da Paróquia de Santo Antônio e Bem Aventurada Nhá Chica, no Distrito do Rio das Mortes. Sua apresentação será no dia da instalação da Paróquia;

Pe. Nélio José dos Santos – Pároco da Paróquia de São Judas Tadeu, em Lavras. Sua apresentação será no dia da instalação na Paróquia, 28 de fevereiro.

Pe. Adriano Tércio Melo de Oliveira – Reitor e Pároco do Santuário de Santa Rita de Cássia, em Ritápolis. Também será nomeado como Chanceler da Cúria em substituição ao Pe. Nélio. Sua apresentação como Reitor e Pároco será no dia 20 de fevereiro, às 19:00 hs.

Pe. Rodrigo Coimbra Ladeira – Pároco da Paróquia de São Sebastião e de São João Batista de Ingaí. Continua como Assistente Religioso Diocesano para os Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão e da Pastoral da Saúde da Diocese.

Pe. Neidir Antônio Nogueira Vale – Além de Capelão da Capelania de Santa Efigênia do Batalhão da Polícia Militar em Lavras, é também Vigário da Paróquia de São Sebastião, em Lavras.

Os atuais Diáconos, após suas Ordenações Presbiterais:

Plínio Ataíde da Silva Almeida – Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, em Resende Costa e integrante da Comissão de Presbíteros encarregados da Liturgia e Canto na Diocese.

Elissandro José Campos de Carvalho – Vigário Paroquial da Paróquia de Santo Antônio, em Tiradentes e membro do Conselho Diocesano de Formação trabalhando na Pastoral Vocacional com Pe. Sérgio e Pe. Álisson.

Jorge Wilson Carvalho Fonseca – Vigário Paroquial da Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del Rei e integrante da Coordenação Diocesana de Catequese.

Samuel Carvalho Detomi – Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Lavras e integrante da Coordenação do Setor Diocesano de Juventude.

A data de apresentação do Pe. Rodrigo e dos futuros Presbíteros serão no decorrer do mês de fevereiro em datas a serem marcada com eles.