A Comissão Diocesana de Catequese divulgou nesta segunda-feira, 01º, as orientações para catequese neste ano de 2021. Devido a pandemia do Coronavírus e as novas regras de prevenção, os encontros de catequeses foram interrompidos ou adaptados. Sendo assim, a Comissão elencou 5 tópicos, em sintonia com o setor do Regional Leste II. Confira:
Orientações para Catequese 2021
No dia 26 de janeiro do ano corrente, às 20:30min., pela plataforma digital, reuniu-se a comissão diocesana de catequese com o objetivo de debater orientações para catequese neste ano de 2021.
Em consonância com o que tem se debatido no âmbito da Catequese Nacional e em conformidade com as intuições apresentadas pela representante da catequese no Regional Leste II, ficam apresentadas as seguintes orientações:
1- Ficam suspensas as inscrições para novos grupos de catequese para o primeiro semestre desse ano. Pois novas inscrições e grupos deverão acontecer em momento presencial, tendo a acolhida deles na comunidade de fé, com um toque de afeto, comunhão e participação.
2- Não haja mudança de etapas dos catequizandos já inscritos na vida catequética de nossas comunidades. A orientação é de que os mesmos catequistas permaneçam com os mesmos grupos, fomentando pelos meios de comunicação (mídias sociais ou telefonemas) ou por correspondência, gotas de evangelização. Não haja nenhuma concretização de processos que visem apenas a ação sacramental. Que os catequizandos sintam-se acolhidos e evangelizados sem nenhuma preocupação com datas para os Sacramentos da Eucaristia e/ou da Crisma. Aproveitemos o tempo presente para entendermos a catequese como um processo contínuo de amadurecimento na fé e não como um caminho escolar em vista de algum “diploma”.
3- Com relação aos grupos que possivelmente completaram as etapas e estão aptos para receberem a Primeira Eucaristia ou serem Crismados: cada paróquia, na pessoa do pároco ou adm. Paroquial, em comunhão com a coordenação de catequese, terá autonomia para dar testemunho se o processo de catequese através de encontros online ou via correspondência concretizou o reto amadurecimento dos catequizandos para realização da Primeira Eucaristia ou Crisma. Se houver a certeza de que os catequizandos estão de fato preparados, que entrem em contato com as autoridades eclesiásticas competentes e marquem as devidas celebrações. Os catequizandos que fizerem a Primeira Eucaristia nesse período de pandemia aguardem novas orientações para inscrições para a Perseverança no tempo oportuno.
4- Encontros virtuais por foranias: nesse primeiro semestre, os representantes da comissão diocesana de catequese de cada forania proporcionarão dois encontros virtuais com os coordenadores paroquias de catequese de suas respectivas foranias. Com os seguintes objetivos: esclarecer as orientações da catequese para esse primeiro semestre, ter o olhar sensível diante das realidades vividas em cada comunidade paroquial e estabelecer alguns conteúdos formativos.
5- Toda a diocese nos dias 25, 26, e 27 de fevereiro realizará, a nível paroquial e de forma online, um tríduo catequético de abertura desse ano. Com o objetivo de fomentar o desejo pela formação de catequistas nesse tempo de pandemia. A comissão diocesana disponibilizará o texto do referido tríduo. Já que os trabalhos de catequese estão sendo vivenciados de modo atípico e em algumas comunidades não estão acontecendo nenhum tipo de contato com os catequizandos, aproveitemos o tempo presente para incentivarmos a formação de nossos catequistas. Peçamos as luzes do Espírito para darmos passos amadurecidos com a finalidade de adentrarmos com alegria e firmeza nos processos que se iniciarão quando esta situação pandêmica passar.
Na proteção da Virgem do Pilar, primeira catequista, desejamos um frutuoso trabalho às nossas comunidades paroquias!
Comissão Diocesana de Catequese – Janeiro de 2021.