“Para que os servos possam, com suas vozes soltas, ressoar as maravilhas de vossos atos, limpa a culpa do lábio manchado, ó São João!” Alguns não têm conhecimento, mas as notações musicais mundialmente conhecidas são sílabas extraídas de um hino antiquíssimo em latim dedicado a São João. Nesta sexta, dia 23 de dezembro, a comunidade resendecostense, da paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, é convidada a mais uma vez ligar música e oração.
Schopenhauer dizia que “a música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende”. Por todos estes motivos a paróquia de Nossa Senhora da Penha de França e a Prefeitura Municipal de Resende Costa apresenta à comunidade o Concerto da centenária Orquestra Mater Dei, que garantem representar o aspecto histórico-cultural da música na cidade do artesanato.
Dentre seus ex-regentes destacam-se os compositores Christovam Gonçalves Pinto e Joaquim Pinto Lara que deixaram inúmeras composições sacras e para banda de música. Outros regentes também deixaram suas marcas, como Agostinho Matheus de Assis, Terezinha Macedo Lara Melo, Maria Aleluia Mendonça Chaves e Maria da Penha Sousa. Atualmente tem como regente titular Wagner Barbosa da Silva.
Com intensa programação anual, com cerca de 50 eventos entre missas, procissões, concertos, etc., e vasto repertório utilizado no presente ano, cerca de 150 músicas diferentes, a Orquestra Mater Dei mantem as tradições musicais resendecostenses há mais de um século.
Texto: Lucas Lara