Dom José Eudes completa 5 anos como bispo da Diocese de São João del-Rei

Há exatos 5 anos, a Diocese de São João del-Rei acolhia Dom José Eudes Campos do Nascimento como novo bispo e pastor. O clima era de expectativa nos arredores da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Uma multidão cercava o templo na tarde de sábado aguardando o iniciar da Cerimônia de Posse Canônica. Foi ao som dos sinos, buzinas e aplausos que o bispo foi acolhido pelo povo. Uma mistura de emoções e agradecimentos após o período de um ano em Vacância.

Catedral repleta, 18 bispos, centenas de padres, milhares de pessoas na área externa. Familiares e amigos. Todos, juntos, saudando o novo pastor da região são-joanense. Ao som da “Marcha da Igreja” foi dado início aos ritos de posse. Dom José Eudes subiu a escadaria da Catedral acompanhado do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e do bispo emérito de São João del-Rei, Dom Waldemar Chaves de Araújo. Logo na entrada, a Banda de Música Teodoro de Faria executava o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Pontifício.

Seguindo o tradicional Rito da Igreja Católica, o bispo beijou o chão da Catedral, beijou o Crucifixo e aspergiu a si mesmo e aos presentes com água benta. Visitou a Capela do Santíssimo Sacramento, onde fez suas orações, e se dirigiu ao presbitério, onde se encontravam os demais membros do Colégio de Consultores. Ao todo foram 13 momentos vivenciados pelo bispo durante a cerimônia.

As Letras Apostólicas foram apresentadas ao Colégio de Consultores e lida, em seguida, pelo Chanceler da Cúria, Padre Adriano Tércio Melo de Oliveira. Após a leitura, Dom José recebeu o Báculo e foi conduzido à Cátedra. Foi o momento de receber os cumprimentos. Após o ato de devoção à Nossa Senhora do Pilar, foi dado a benção das Velas.

Concluindo o Rito Canônico, foi iniciado o cortejo até o Largo do Rosário. Do lado externo da Catedral, muitos aplausos e gritos do povo ao novo pastor. Nem a alta temperatura e o forte calor vindos do sol puderam afastar a população. Faixas, bandeiras de pastorais e movimentos, enfim, muitas manifestações de carinho e acolhida.

A primeira missa de Dom José Eudes como, oficialmente, bispo de São João del-Rei foi celebrada de forma campal, no Largo do Rosário. Sacerdotes, familiares e amigos acompanharam de perto a cerimônia que seguiu a liturgia da Festa da Apresentação do Senhor.

Um cenário lindo, composto pela luz do fim da tarde, a arquitetura histórica da cidade e a expressão no olhar das pessoas. Tudo, embalado por um coro de vozes que mesclava a tradição dos Coroinhas de Dom Bosco com forma contemporânea dos corais paroquiais. Estava ali, nítida, a união de carismas, estilos e devoções para acolher o novo bispo.

Em sua homilia, o bispo reforçou as expectativas diante da nova missão e transmitiu palavras de amor e unidade. Ao final da celebração, Dom José ainda realizou o envio dos sacerdotes da Diocese e entregou – um a um – uma vela acesa, reforçando o compromisso de missão da Igreja e de unidade ao seu novo pastoreio que já se completa 5 anos. Compromisso esse que se renova e se concretiza diante dos trabalhos que vêm sendo realizados.

Fotografias de Juninho Viegas, Marcos Luan e Olívia Lombardi

Vídeo: Rede Vida