Dom José Eudes completa 8 anos de bispado nesta terça-feira, 15

A Igreja celebra nesta terça-feira, 15, a Festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais. Uma data festiva, principalmente para o bispo diocesano, Dom José Eudes Nascimento que celebra 8 anos de Ordenação Episcopal.

Sétimo filho do casal João Batista e Virgínia Campos do Nascimento, dom José Eudes é natural de Barbacena/MG. Foi ordenado sacerdote em 1995, atuando em diversas paróquias da Arquidiocese de Mariana. Sua sagração episcopal se deu no dia 15 de setembro de 2012, destacando o lema “Servus in charitate”, que significa “Servo no amor”.

A celebração aconteceu na Praça da Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena/MG, tendo como bispos ordenantes Dom Geraldo Lyrio Rocha, Dom Gil Antônio Moreira e Dom Francisco Barroso Filho.

Inspirado no Papa Francisco, ele destaca a importância de trilhar seu ministério junto da comunidade. “Tenho procurado viver os grandes ensinamentos do Papa Francisco, que o padre como pastor não tem que ficar somente à frente do seu rebanho governando, mas também no meio do povo, mais perto deles, caminhando com os próprios fiéis e com todos aqueles que se dirigem a ele, partilhando com eles alegrias e esperanças, dificuldades e sofrimentos, como irmãos e amigos, mas, ainda como pai, que são capazes de escutar, compreender, ajudar, orientar”.

Dom José Eudes tomou posse Canônica na Catedral São Sebastião, em Leopoldina no dia 30 de setembro de 2012, sendo nomeado pelo Santo Padre Francisco, como Bispo da Diocese de São João del-Rei em dezembro de 2018. A cerimônia de posse aconteceu no dia 02 de fevereiro de 2019.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).