Dom Waldemar completa 85 anos e testemunha a fé através da alegria

É com um grande sorriso no rosto e algumas marcas de expressão facial que Dom Waldemar Chaves de Araújo, bispo emérito de São João del-Rei, chega aos seus 85 anos no próximo domingo, 23. Natural de Bom Despacho/MG o filho de Sudário Gonçalves de Araújo e de Maria Felipe do Carmo vem testemunhando com a vida a alegria proveniente da sua fé.

Sacerdote, pai espiritual, escritor, cantor, enfim, são muitas as atribuições de Dom Waldemar que comprovam sua vitalidade e força juvenil. Traços claros por onde trabalhou. Foi ordenado padre em 1962, quando, na década de 70, foi para Lagoa da Prata como coadjutor do Monsenhor Alfredo Dohr.

Em 1978 recebeu o título de Monsenhor e, depois de quatro anos, foi nomeado Bispo para assumir a diocese de Teófilo Otoni e lá ficou até 1996, quando veio para São João del-dei onde permanece até hoje como bispo emérito. Em seu bispado adotou o lema “É preciso obedecer a Deus (At 5,29)”, vivenciando no seu dia à dia.

Dom Waldemar chegou a gravar alguns CDs artesanais, por exemplo, “Arco-Íris”, contendo 10 canções em três línguas distintas. Na terceira faixa da produção, o bispo entoa a canção “É bom Viver”, destacando a beleza de se viver em paz e com Deus.

É bom viver, quando se tem,
Em paz o coração,
Você como eu,
Que é também feliz,
Aprenda esta lição!

Quando se aborrecer
Leve o seu pensamento
A Deus Nosso Senhor
Põe um sorriso, em cada dor,
E ajuda os pequeninos!

Somente assim, você verá,
Como é belo viver
Quando se tem a alma em paz
E Deus no coração!

Dom Waldemar também gravou o “Oração a Nhá Chica” com várias Ave-Marias, para lembrar as intercessões de Nossa Senhora e Nhá Chica durante a sua luta contra a leucemia. Depois de ficar curado, Dom Waldemar propaga a devoção a beata são-joanense.

Em junho de 2009, durante a comemoração de seus 75 anos, Dom Waldemar destacou o sentimento de gratidão, principalmente o dom da vida.

É com estas vastas lembranças que manifestamos nosso carinho e admiração.

PARABÉNS Dom Waldemar!!!!

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).