O Dia do Secretário, celebrado na última quarta-feira, 30, foi celebrado com grande festa na Diocese de São João del-Rei. Reunindo secretários paroquiais da Diocese, o evento, que aconteceu na cidade de Ritápolis, contou com formação, palestras, tour cultural e confraternização.
Logo pela manhã, bispo, padres e secretários se reuniram para um lanche matinal, seguido das oração iniciais, no Santuário de Santa Rita de Cássia. Conduzida pelo bispo Diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, secretários das diversas Paróquias realizaram leituras bíblicas e preces. Após a leitura do Evangelho, que abordou a história da Samaritana, Dom Célio falou sobre a importância de ir sempre a procura da água viva, que é Cristo. O bispo também destacou a data celebrativa e parabenizou os funcionários pela dedicação e carinho com as respectivas paróquias.
Também nos primeiros momentos do encontro, Padre Nélio Santos, pároco da Paróquia acolhedora, conduziu os secretários para um momento cultural falando sobre a história da cidade e o início da Paróquia dedicado a Santa Rita. O sacerdote destacou as obras reveladas na última reforma do templo e destacou a alegria em receber os profissionais das Paróquias na comunidade.
Outro momento relevante foi à palestra da Psicóloga Ivânia Fátima de Carvalho Moura que, de uma forma descontraída, apresentou problemas e ofereceu soluções para situações corriqueiras na vida do secretário paroquial. Arrancando grandes gargalhadas,ÂÂ prelecção deu lugar a uma troca de experiências. Muito produtivo para a caminhada profissional de cada participante. “Estes encontros nos levam à interação com os demais, à troca de experiências, a sanar dúvidas. A formação e as informações são repassadas ao grupo, que tem a oportunidade e a liberdade de se expressar. Sinto que, ano após ano, estes encontros estão cada vez melhores, mais descontraídos e o grupo mais unido”, destacou Maria Teresa Resende, secretária do Tribunal Eclesiástico da Diocese. “Um estimulo positivo. Me motivou na busca de novos conhecimentos para melhor atender as pessoal que nos procuram”, frizou Patrícia Lopes, que também trabalha na Cúria.ÂÂ
Após a formação, veio à confraternização. Direcionados para um clube natural, os secretários celebram o dia com muita alegria e diversão, marcado por almoço e sorteio de brindes.
Funcionários da Cúria Diocesana juntamente com o Bispo, Dom Célio, e Padre Nélio.
Sortudo, secretário da Paróquia São Judas, Samuel Lima, faturou um táblet novinho.