Fé e tradição marcam festa religiosa em Nazareno

No último domingo, 26, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em nazareno, celebrou o último dia das festividades em honra à Virgem do Rosário. Os festejos reuniram inúmeros fieis e contou com a participação de ternos de congada e moçambique que vieram da região para adentrar a festa.

A programação iniciou logo pela manhã com a alvorada festiva, executada pela banda municipal de Nazareth. Em seguida, às 8 horas da manhã, aconteceu a primeira Santa Missa do dia, realizada na Igreja do Rosário, assim como todas as outras celebrações.

No turno vespertino, as cerimônias religiosas tiveram início às 16 horas, com o tradicional cortejo de reis e rainhas, em os grupos de congada dirigiram-se até às casas dessas pessoas e juntamente delas seguiram rumo à Igreja do Rosário, de onde saiu a procissão em honra à Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia e São Domingos.
Durante o percurso da procissão, cantos e orações foram entoados, além da marcante participação das congadas, que às suas maneiras demonstraram a santa devoção à Virgem Maria e aos Santos de Deus.
Após o término, foi celebrada a última missa do dia. Além do momento de fé e espiritualidade, as comemorações fizeram da tradição uma viva e concreta realidade, marcada pelo zelo, pela doação e amor de todos os envolvidos e, acima de tudo, pela fé e esperança nas obras do Criador.
Colaboração – Daniely Santos
Fotos- Rodrigo Augusto, Helder Ramos e Carmen Nogueira